Topo

IFA 2017: as novidades mais esquisitas da feira alemã de tecnologia

Em Berlim

03/09/2017 04h00

A IFA, a maior feira de tecnologia da Europa e irmã mais nova do CES, de Las Vegas, apresentou nesta semana seu novo lote de inovações tecnológicas. Algumas delas são bem surpreendentes. Veja abaixo algumas delas:

Sob a pele  
A Digiwell está implantando chips, como este da imagem, na pele de visitantes da IFA 2017 Imagem: PRLOG

Pode parecer insólito numa feira focada em tecnologia e voltada aberta ao público, mas essa pequena equipe está equipada com seringas estéreis e luvas de cirurgiões. Basta um minuto e, sem sentir dor - pelo menos é o que garante o fabricante -, quem quiser pode ter sob a pele da falange um microchip que permite abrir o carro, entrar na academia e até mesmo guardar dados importantes. O Digiwell custa a partir de 75 euros.

Veja também

Sem cachorros perdidos
A startup Jagger & Lewis criou uma coleira inteligente pra monitorar a saúde do cachorro Imagem: Reprodução/Facebook

Essa caixinha se conecta à coleira do cachorro, mas é pensada, sobretudo, para auxiliar o dono. O aplicativo acompanha os sinais vitais e os movimentos do cão, além de oferecer conselhos de adestramento. É o fim dos cartazes e anúncios quando um cachorro se perde: com a geolocalização, o animal pode ser encontrado a qualquer momento. O equipamento da Jagger & Lewis custa a partir de 99 euros.

Fim do ronco 
O Nora é um dispositivo colocado debaixo do travesseiro que ao ouvir que o usuário está roncando, movimenta o travesseiro para reduzir a obstrução nas vias respiratórias Imagem: Divulgação
 

Os americanos da Smart Nora já venderam 25 mil exemplares do pequeno aparato, que lembra um seixo, ligado a um microcomputador. Ele pode ser apoiado em qualquer travesseiro ou almofada e, graças às informações captadas por seus sensores, vibra e mexe delicadamente a almofada quando o usuário começa a roncar alto demais. A mudança de eixo da garganta e das vias nasais deve controlar os roncos mais altos. Os preços do aparelho começam em 250 euros.

Qual lixo?
Dispositivo da Eugene escaneia produtos para ajudar na tarefa de reciclagem Imagem: Divulgação

Os jovens franceses da Eugene apresentaram, no IFA, seu pequeno aparelho que ajuda na coleta seletiva de lixo. Preso na boca da lixeira, o escâner lê o código de barras da embalagem e indica em que cesto o material precisa ser depositado - vidro, plástico ou papel. O dispositivo também é ativista: escanear e separar o lixo reciclável rende pontos, que podem ser usados para fazer compras online. A partir de 79 euros.

Lego da nova geração
Sistema Koov, da Sony, permite montar objetos em blocos e programá-los Imagem: Divulgação

Construir o dinossauro colorido dos seus sonhos e fazê-lo andar, virar ou mexer a cabeça agora é possível, graças à Sony. A empresa japonesa criou um jogo para nerds de todas as idades, que permite programar e ativar, a partir de cubos conectados a um pequeno motor. Por ora, só existe o protótipo.

Adeus à papada
Este gadget da Rio Toner promete reduzir a papada Imagem: Divulgçação

Se já é possível usar a tecnologia para tonificar os abdômens, por que não fortalecer a papada? O Rio Toner promete, com apenas 60 segundos por dia, estimular a musculatura do pescoço e do papo com pequenos impulsos elétricos, que segundo a fabricante são indolores. Os preços começam em 75 euros.

Selfies aéreas
O AirSelfie é um pequeno drone equipado com uma câmera, que pode ser controlado pelo smartphone Imagem: Divulgação

Uma câmera de alta definição em um drone minúsculo, que cabe na palma da mão e pode ser guardado na capa do celular. A Airselfie pode fotografar a até 20 metros de altura e é controlada pelo smartphone. Ela promete dar fim aos paus de selfie - mas o preço ainda é bem mais alto, 249 euros.

Forno inteligente
O forno Miele Dialog Oven adapta o cozimento baseado na natureza e textura do alimento Imagem: Divulgação

Especialista em eletrodomésticos, a Miele lançou seu primeiro "forno inteligente", que detecta a natureza e a textura do alimento, e adapta a cocção de acordo com sua memória de receitas e os algoritmos. Uma perna de cordeiro assada sobre aspargos e batatas? A carne fica macia, os aspargos, crocantes, e as batatas se desfazem na boca. Isso sem sequer abrir a porta do forno. O Miele Dialog Oven começará a ser vendido em 2018.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

IFA 2017: as novidades mais esquisitas da feira alemã de tecnologia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt