Para que uma empresa possa aproveitar as vantagens dessa integração, é preciso que haja um provedor oficial do WhatsApp. Também conhecidos por BSPs (Business Solution Providers, ou Provedores de Soluções para Negócios), eles fazem o "meio de campo" entre a empresa e os servidores do WhatsApp, atuando no processo de solicitação e configuração da conta, na aprovação de notificações do app em contas corporativas e também na obtenção do selo oficial de conta verificada.
Outras funções deste intermediário é garantir que as novas contas seguem as regras de utilização do WhatsApp Business, como não mandar mensagens para usuários que não optaram por receber contatos por esse canal e garantir que o app não seja usado de maneiras para a qual ele não é permitido, como venda de armas, de drogas ilícitas e de medicamentos.
Um exemplo de empresa do tipo é a ZENVIA, que empodera mais de 10 mil clientes em toda a América Latina na criação de experiências únicas de comunicação com os clientes finais. E, cada vez mais, com WhatsApp como canal de preferência.
Para Tonetto, o WhatsApp "cria experiências únicas que, além de oferecerem a melhor opção de atendimento, também possibilitam a criação de conteúdos de campanha altamente personalizados".
Se em épocas "comuns" isso já é interessante, o potencial é ainda maior em datas comerciais que, há alguns anos, já fazem parte da rotina do brasileiro, como Black Friday, Dia dos Namorados, Cyber Monday, entre outras.