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Marketplace para todos

Amazon tem ferramentas, expertise e volume para alavancar vendas de todos os tipos e tamanhos de negócios

oferecido por Selo Publieditorial

Lançado no Brasil em 2017, o marketplace da Amazon já conta com mais de vinte mil parceiros de vendas que oferecem nada menos que 30 milhões de produtos em mais de 30 categorias para milhões de consumidores.

É a empresa mais focada no consumidor em todo o mundo. Ao conhecer melhor sua atuação no Brasil, você descobre que as ferramentas do marketplace servem também para um empreendedor do seu porte.

Porque negócios de todos os tamanhos podem aproveitar a Amazon de forma simples e eficiente. Além disso, sua abrangência é enorme: os mais diversos tipos de lojas podem utilizar o marketplace.

Para se ter uma ideia, as vendas feitas por pequenos e médios empreendedores correspondem hoje a 58% do total comercializado. Isso porque o marketplace da Amazon é baseado em procedimentos simples e sem burocracia.

Qualquer um pode vender pela Amazon. Só é preciso um número de CPF ou CNPJ, dados de e-mail e cartão de crédito válido e o número da conta no banco para receber os pagamentos.

'Amazon nos ajuda a pensar no consumidor'

O conjunto das vantagens faz do marketplace da Amazon um excelente caminho para você aumentar suas vendas online: é o parceiro para acelerar o e-commerce do seu negócio. Um agente de operações, a porta de entrada para milhões de clientes.

No site da Amazon, o empreendedor ainda encontra uma série de dicas para orientar e otimizar as vendas: estão lá vídeos de treinamento objetivos e didáticos sobre catálogo, restrições de vendas, adicionar produtos, criar produtos com variação, gerenciar o inventário, ofertas em destaque, pagamentos, integração com a Amazon, métricas de desempenho, automatização de preços e relatórios comerciais. Basta acessar aqui.

Gileno dos Santos Filho é sócio e fundador da Primeiros Danet, loja online de acessórios para celulares. Ele conhece bem o que o marketplace da Amazon é capaz de fazer por empreendedores como ele. Gileno era operador de máquinas em uma fábrica de artigos de decoração quando descobriu que vender produtos online era uma boa ideia para começar um negócio próprio.

"Começamos no quarto da minha esposa. Mas, com o tempo, começamos a espalhar as encomendas pelo corredor e veio a necessidade de expandir o negócio novamente", conta Gileno. Em 2017, veio a parceria com a Amazon e ele mudou para um espaço maior para atender à crescente demanda por seus produtos.

Fomos um dos primeiros a entrar na categoria de eletrônicos e o sucesso foi inevitável. A gente vem crescendo constantemente

Gileno dos Santos Filho , Sócio e fundador da Primeiros Danet

Os irmãos Marcos e William Reis também começaram um negócio online de forma "caseira". Em 2015, começaram a vender livros pela internet. Nascia a LT2 Shop. No início, os pedidos não passavam de cinco a quinze por dia e eles os embalavam em cima da cama mesmo.

Mas isso não durou muito tempo. Os empreendedores logo viram que o negócio tinha potencial e alugaram uma sede de 19 metros quadrados. O passo seguinte foi gigante: mudar para uma sede de 200 metros quadrados.

"Desde o início vimos que a parte sistêmica da Amazon é fora da curva", diz Marcos. "Além do respeito que todos os colaboradores da empresa têm pelos vendedores, independentemente de ser um negócio pequeno ou grande", completa William.

Ele diz que, hoje, a LT2 Shop trabalha com a ideia de oferecer uma "experiência padrão Amazon" aos clientes. "A Amazon vai ensinar, trazer demandas, fazer sua empresa crescer. Para nós, foi um enorme divisor de águas.", diz Marcos.

Guilherme Ribeiro, fundador da Webfones, concorda com essa percepção. "O grande diferencial do marketplace da Amazon é o nível de serviço exigido. A Amazon nos ajuda muito a pensar no consumidor e a melhorar a operação como um todo."

"Eu estava insatisfeito com meu emprego e tive a ideia maluca de abrir um e-commerce especializado em smartphones", conta o empreendedor. O roteiro de sucesso de Guilherme é semelhante ao de Gileno, Marcos e William.

Passou a trabalhar de casa, depois mudou para um espaço maior, porém ainda pequeno, até chegar a uma equipe de 50 funcionários. "Começamos vendendo mil reais por mês, depois dez mil reais, até chegar a um número bem expressivo", conta Guilherme.

Histórias de Sucesso

Primeiros Danet

Conheça histórias de sucesso dos empreendedores que cresceram com a Amazon

Tudo para você, de A a Z

Você vende bebidas? Geladeiras? Móveis para casa e cozinha? Calçados e moda? Peças automotivas? Pois o marketplace da Amazon tem espaço para todos esses produtos e muitos outros. Você só precisa escolher seu plano e consultar as condições necessárias para cada categoria.

Uma vez escolhido o plano, o parceiro de vendas só precisa criar sua conta, publicar seus produtos e gerenciá-los até mesmo do celular pelo aplicativo Amazon Seller. Os clientes passam a encontrar os produtos na Amazon.com.br assim que são publicados.

Então uma notificação é enviada toda vez que alguém compra algo da sua empresa. O parceiro de venda se encarrega de enviar o produto diretamente para o endereço do consumidor, usando o serviço de entrega que julgar mais adequado. O pagamento relativo à venda é depositado na sua conta e uma notificação também é enviada assim que isso acontece.

Ao usar o marketplace da Amazon, a sua empresa usufrui de uma marca conhecida mundialmente e recebe os pagamentos à vista mesmo que o cliente tenha parcelado a compra. Tudo sem a necessidade e o custo de criar um site e precisar atrair consumidores.

O momento certo

Agora que você já sabe de tudo isso, vale lembrar que datas muito importantes para o comércio se aproximam. A Amazon já está preparada: acaba de inaugurar seu quinto e maior Centro de Distribuição (CD) no Brasil. Fica em Cajamar, na Grande São Paulo, e tem mais de 100 mil metros quadrados.

E o seu e-commerce, está preparado para Black Friday e Natal? Esta é a hora certa para abrir uma conta. Como explicamos, fazê-lo é relativamente simples. E com uma vantagem: três meses de assinatura grátis.

Quando essas datas se aproximarem, muitas pessoas navegarão pelo marketplace da Amazon em busca de presentes para parentes, amigos, namoradas e namorados. E talvez seja exatamente o seu produto que eles estarão procurando. É a sua chance de fazê-los felizes. E a de colocar seu negócio definitivamente na rota do sucesso.

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