Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Uma rede colaborativa na qual o sol brilha para todos

Capa microsfot noon - microsoft noon
Capa microsfot noon
Imagem: microsoft noon

12/11/2020 15h53

NoonApp inova ao apostar em uma plataforma na qual conteúdo autoral vale dinheiro - independente do número de seguidores

Dez anos antes da estreia de "O Dilema das Redes", documentário que despertou em muitos o olhar sobre os perigos do uso excessivo de redes sociais, um brasileiro já estava colocando em prática uma ideia para otimizar a criação de conteúdo dentro do universo digital, de forma a incentivar a criatividade e gerar renda.

Em 2003, Reinaldo Pamponet saiu da Microsoft para fundar o Instituto Eletrocooperativa, uma ONG de geração de trabalho e renda para jovens da periferia. A ideia evoluiu e, em 2010, ganhou novos espaços, se tornando oficialmente Itsnoon, uma plataforma que vai muito além de uma rede social, é um espaço onde as pessoas aprendem, trabalham e são remuneradas por sua contribuição. A filosofia e o objetivo da rede estão logo no nome. "Noon" significa meio dia na língua inglesa, a hora em que o sol está a pino e ninguém faz sombra para ninguém, permitindo que tudo e todos apareçam da mesma forma.

"Queria incentivar o olhar crítico ao mundo digital, a força subjetiva e investir no futuro do trabalho. Em meio a tantas soluções em Inteligência Artificial, nos preocupamos com a Inteligência Humana e em como ela pode gerar inclusão e renda para todos que participam", explica Pamponet, Sócio-Fundador da Itsnoon. "Nosso foco está nos 4Cs: criatividade, colaboração, comunicação e pensamento crítico. Dessa forma geramos valor para ter um ambiente diverso, com uma inteligência coletiva para resolver problemas reais do mundo, esse é nosso principal objetivo".

Microsoft Noon -  -

Apesar de uma ideia inovadora, o funcionamento da rede, hoje disponível em versão mobile e web no NoonApp, é muito simples. Todo mundo - pessoas, empresas, instituições, cidades - podem criar Desafios convidando a rede para colaborar em um tema. Os criadores da rede então usam de toda a sua criatividade para responder ao desafio, por meio da originalidade dos seus posts, em qualquer formato: texto, foto, ilustração, música, vídeo...

No final, quem lançou o desafio tem uma perspectiva espontânea e diversa sobre seu tema, e os criadores ganham muito mais do que likes, ganham girassóis (a moeda da plataforma) que podem ser convertidos em moeda local e transformam-se em renda para os criadores.

"Os girassóis são um incentivo real para as pessoas que, hoje, sentem certo mal-estar nas redes sociais usuais. O NoonApp não tem usuários, mas criadores de valor", comenta Suzana Barros, Sócia-Fundadora. "Estamos falando de um novo modelo de negócio que impacta positivamente a saúde mental das pessoas e a geração de trabalho e renda."

Toda essa preocupação com a transparência e a privacidade dos criadores, levou Reinaldo e Suzana a escolherem a Microsoft como parceira para alçarem voos ainda mais altos. "A Brasoftware nos ajudou na migração para o Azure e, com ele, não temos mais limite de crescimento, contamos com tecnologia pronta para escalar de forma segura", comenta o fundador.

Microsoft Noon 2 -  -

Acumulando diversos cases de sucesso, a plataforma está mais do que pronta para alcançar ainda mais criadores por todo o mundo. Grandes nomes como Rede Globo, Santander e a prefeitura de Auckland, na Nova Zelândia, já abriram desafios, somando mais de R$ 10 milhões distribuídos entre cerca de 100 mil criadores.

O NoonApp se destaca ainda por ser uma via de mão dupla, pois fornece ideias reais de consumidores para empresas ao invés de dados que ainda precisam passar por um longo caminho para traduzir seu público. E também muda a vida de pessoas que muito provavelmente jamais teriam acesso a essas oportunidades fora do universo digital, como no caso de Caique Souza, criador na plataforma.

"Eu venho de uma cidadezinha do interior da Bahia. Conheci o NoonApp em um projeto da Secretaria de Cultura. Meu sonho sempre foi entrar na faculdade, mas o curso pré-vestibular era em outra cidade, e eu não tinha dinheiro para pagar. Participava de todas os desafios e usava o dinheiro do NoonApp para pagar o transporte para a cidade vizinha. Meu sonho virou realidade, não só me formei em Medicina na Universidade Federal da Bahia, como fiz especialização em Glasgow, na Escócia, e hoje atuo como Neurocirurgião em Salvador", relata.

Em um ambiente de rede que troca valor, o NoonApp promove a aprendizagem e a prática do novo trabalho do século 21. "Criamos um ambiente para que marcas e empresas conversem diretamente com seu público, não só coletando dados, mas de maneira efetiva, inspiradora, que incentiva a criar novas perspectivas. Queremos convidar marcas que já estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável, com o novo capitalismo mais ético e transparente", finaliza Pamponet.

Baixe o NoonApp e comece a colaborar!

Este conteúdo é de autoria de Microsoft e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.