Topo

Criador de "cs_rio" comenta homenagem em Overwatch 2 e fala quem é Peixuxa

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

24/05/2021 17h48

O mapa do Rio de Janeiro que estará em Overwatch 2 tem várias referências escondidas no cenário, e uma em particular chamou a atenção: o Bar do Peixuxa, que veio diretamente do clássico mapa "cs_rio", de Counter-Strike.

Em entrevista ao START, Roger Sodré, um dos criadores do cs_rio, diz ter adorado a homenagem e revela de onde veio a inspiração pra o Peixuxa original.

O Bar do Peixuxa em Overwatch 2 é um easter egg do famoso cs_rio, um mapa modificado de Counter-Strike 1.6. Lá existia o Bar e Lanchonete do Peixuxa, que ficou conhecido por tocar a música A Semente, de Bezerra da Silva.

"Eu já estava sabendo que teria algo (do cs_rio em Overwatch 2), mas ainda não tinha visto", falou Sodré, que disse ter ficado feliz pelo destaque que a homenagem ganhou no game.

Ouça "Game Trends #1 - as novidades de Overwatch 2 e o Bar do Peixuxa" no Spreaker.

Made in Brazil

A referência em Overwatch 2 também não foi por acaso, o cs_rio foi muito popular no começo dos anos 2000 e inspirou várias pessoas a entrarem na área de criação de jogos.

Na época, Sodré chegou a fazer tutoriais para ensinar a como criar mapas para o game, foi assim que surgiu o MIB (Made in Brazil), um fórum e comunidade de level designers brasileiros.

Um dos membros do MIB acabou indo trabalhar na Blizzard e participou da elaboração do mapa (de Overwatch 2) e deu o seu toque pessoal, adicionando algumas homenagens e referências, como esta ao cs_rio

O verdadeiro Bar do Peixuxa

Joca e Sodré são os criadores do cs_rio Imagem: Reprodução/Red Bull

Ironicamente, o verdadeiro bar que serviu de inspiração para o Peixuxa não fica no Rio, e sim em São Paulo.

Na época em que fizemos o mapa, eu passava a semana no Rio de Janeiro trabalhando, e aos fins de semana voltava para casa, em São Paulo. Toda sexta-feira, eu e Joca Prado (o outro criador do cs_rio) nos encontrávamos no bar do Gera, no Bixiga, cuja razão social era Peixuxa
Roger sodré, criador do cs_rio

O Bar do Gera, que ficava na rua São Vicente, não existe mais. Já Peixuxa era uma homenagem a Raul Seixas, que tinha uma música com esse nome. O cantor era um cliente famoso do local.

Bar do Gera, o verdadeiro Bar do Peixuxa, ficava no bairro Bixiga, em São Paulo Imagem: Reprodução/Pra Quem Gosta de Bar

"No final das contas é uma homenagem tripla: Overwatch para cs_rio, cs_rio para Peixuxa, Peixuxa para o Raul", diz Sodré.

O novo cs_rio

Em 2021 o cs_rio fez 20 anos. Para comemorar a data, Roger Sodré começou a desenvolver o sucessor do mapa, agora para a versão de CS:GO, o DE_RIO.

Desde abril ele está transmitindo semanalmente o processo de criação do novo mapa em seu canal na Twitch.

Em breve, haverá servidores para assinantes do canal testarem a versão do mapa. "Quem quiser participar pode entrar no Discord para discutir o mapa e dar sugestões"

Ele também já adiantou que o DE_RIO terá uma homenagem a Overwatch 2 para retribuir o favor.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Criador de "cs_rio" comenta homenagem em Overwatch 2 e fala quem é Peixuxa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Radar