Topo

Playdate: o novo videogame portátil com cara de "old school"

O portátil Playdate deve ser lançado em 2020, com jogos mais simples em formato de temporadas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/05/2019 14h02

Inspirada pelos antigos Game & Watch, da Nintendo, a empresa Panic anunciou um novo videogame portátil chamado Playdate, que deve ser lançado em 2020 por US$ 149. O portátil tem os tradicionais botões A e B, além de um direcional, mas o que chama a atenção logo de cara é sua cor amarela e uma pequena válvula lateral que serve de controle analógico.

As informações iniciais, publicadas pela revista britânica Edge, revelam que o Playdate terá conexão Wi-Fi, conector UBS-C para carregar a bateria, e armazenamento interno de 2GB. O portátil será produzido em parceria da Panic com a empresa de periféricos Teenage Engineering.

Mas e os jogos?

O Playdate terá uma tela de LCD monocromática de 2.7 polegadas, com resolução de 400x240, algo próximo da tela do Game Boy original. A tela, porém, não terá backlight, o que pode ser ruim para jogar durante o dia, mas a empresa garante que reflexos não serão um problema.

Os jogos vão funcionar em sistema de temporadas, tendo início com 12 títulos criados especialmente para o portátil. A cada semana depois do lançamento, um novo game vai ser baixado pelo portátil. Qual jogo será? Ninguém vai saber até jogar, de fato.

Playdate terá tela de LCD monocromática de 2.7 polegadas, com resolução de 400x240 Imagem: Divulgação

O primeiro jogo revelado é "Crankin's Time Travel Adventure", feito pelo criado de "Katamari Damacy", Keita Takahashi. O jogo é bem simples: você usa a válvula para controlar o tempo e a movimentação do personagem.

De acordo com a empresa, os games para o Playdate terão essa caraterística de serem simples e rápidos de jogar, e não necessariamente serão obrigados a usar o controle-válvula. Outros nomes que estão criando games para o portátil são Bennett Foddy ("Getting Over It with Bennet Foddy") e Zach Gage ("SpellTower").

Até então, a Panic era mais conhecida por desenvolver aplicativos para iOS e por ser a publicadora de "Firewatch", do estúdio Campo Santo. Com Playdate, a empresa pretende entrar no mercado de hardware de games de forma experimental. Por isso, Playdate terá número limitado de unidades quando for lançado no início de 2020.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Playdate: o novo videogame portátil com cara de "old school" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Jogos mobile