Série "God of War" inspira novo jogo, diz artista brasileiro do jogo
Théo Azevedo e Claudio Prandoni
Do UOL, em São Paulo
26/10/2016 17h54
Ainda que mostre muitos elementos inéditos na franquia, o novo "God of War" não deve fugir muito das raízes da série: "eu pego a maior parte da minha inspiração para o game da própria franquia", conta Rafael Grassetti, brasileiro que é o principal artista de personagens da aguardada nova aventura de Kratos.
"O estúdio ajudou a elevar o nível de qualidade dos personagens de videogames e outras criaturas e estamos tentando fazer a mesma coisa agora. Para o meu trabalho, tento olhar ao redor tanto quanto eu puder e ficar inspirado pelo trabalho de outros artistas e amigos. Se estou assistindo a um filme, lendo uma história em quadrinhos, olhando para sites de arte ou jogando um jogo, há inspiração em todos os lugares".
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Paulistano de 28 anos, criado às margens do histórico rio Ipiranga, Rafael conta que foi complicado manter segredo sobre a existência do jogo antes do anúncio oficial na E3.
"Eu tive o prazer de entrar neste projeto muito cedo e, como fã, eu tive que ficar quieto e não dizer nada sobre isso por muito tempo, foi muito difícil.
A conferência na E3 e a apresentação ao público foram incríveis. Tenho trabalhado em Kratos, seu filho e este novo capítulo da história por muito tempo e agora temos muito mais para mostrar, mal posso esperar para compartilhar tudo o que estamos trabalhando".
Responsável por cuidar de toda a parte artística do game, ou seja, manter um estilo coeso de arte entre todas as áreas da produção, Rafael começou a trabalhar cedo, aos 17 anos.
"Eu tive muita sorte de descobrir e ter acesso a tutoriais e softwares muito cedo na minha carreira, depois de alguns anos estudando por conta própria eu criei um portfólio 3D simples e comecei a fazer alguns trabalhos como freelancer em estúdios de publicidade de São Paulo".
De um freela para o outro, Grassetti criou um belo portfólio que chamou atenção de estúdios internacionais, como a Bioware, onde trabalhou em franquias como "Dragon Age" e "Mass Effect", antes de chegar à Sony Santa Monica. Além do novo "God of War", o artista chegou a colaborar com "The Order: 1886".