Topo

Com novos heróis, "Gears of War 4" aperfeiçoa jogabilidade da série

O trio de protagonistas do novo "Gears of War" é bem diferente do grupo original Imagem: Divulgação

Victor Ferreira

Do UOL, em Los Angeles

14/06/2016 16h48

A julgar pela demonstração disponível para testes durante a E3 2016, “Gears of War 4” não pretende reinventar as mecânicas da franquia para a nova geração de consoles.

Isso pode não atrair jogadores receosos com este tipo de game, mas fãs de “Gears” que esperam ansiosamente por um novo capítulo da série ficarão felizes em saber que a ótima jogabilidade continua essencialmente a mesma.

Tudo o que já virou sinônimo com “Gears” - as paredes que servem de cobertura, a motosserra acoplada a uma metralhadora, a recarga ativa, os inimigos que servem como “esponjas de balas” - estão de volta nesta nova aventura.

Veja também

Nada disso é ruim - tirando os inimigos que tomam um pente antes de cair -, e a evolução destas mecânicas parecem ter sido ainda mais aperfeiçoado para o novo game, forçado o jogador a ser mais móbil ao investir mais em barreiras destrutíveis e mais opções de flanqueamento para os heróis.

De acordo com o produtor Rod Fergusson, esta foi uma decisão consciente, para provar que apesar de estar sendo desenvolvido por um novo estúdio - conhecido como Coalition -, os desenvolvedores entendem o que há de especial em “Gears”. “Como o Coalition é essencialmente o novo estandarte da franquia, achamos melhor não arriscar pirar muito cedo”, declarou.

Fergusson, que trabalhou na franquia quando ainda era parte da Epic Games, é um dos pouco desenvolvedores que tiveram envolvimento direto com os quatro primeiros jogos.

O resto, embora gabaritado, não tem o mesmo envolvimento com o mundo de Sera.

VEJA TRECHO DE "GEARS OF WAR 4" NA CONFERÊNCIA DO XBOX

Start


“Gears of War: A Nova Geração”

O grande diferencial de “Gears of War 4” está menos em suas mecânicas e mais em sua narrativa e estética, principalmente em relação aos seu novos heróis.

Passando-se cerca de 25 anos após os eventos de “Gears of War 3”, o novo jogo traz como protagonista J.D. Fenix - filho do herói original da série, Marcus Fenix. Ao contrário do aspecto carrancudo do pai, J.D. se mostra um pouco mais jovial, a julgar pelas conversas com seus companheiros de equipe, Kait Diaz e Del Walker.

“Começar com personagens no alto de seus 20 anos nos dá a chance de expandir a série de diversas formas, para podermos ir o mais longe possível”, comentou Fergusson. “É uma oportunidade de fazer com que a história os mude”.

Os novos inimigos, conhecidos como The Swarm, ainda tem origens misteriosas, mas mecanicamente fazem muito do trabalho dos Locust - com um adicional de horrores do corpo humano, ao melhor estilo David Cronenberg em seus filmes antigos, como “A Mosca” e “Scanners”.

Grande lançamento da Microsoft para o fim do ano, “Gears of War 4” será lançado em 11 de outubro para PC e Xbox One.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com novos heróis, "Gears of War 4" aperfeiçoa jogabilidade da série - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Start