Topo

Fãs na BGS foram cruciais para "Final Fantasy XV" ter legendas em português

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

21/04/2016 10h30

Um dos títulos mais aguardados de 2016, "Final Fantasy XV" agradou muita gente quando a Square Enix anunciou que o game terá legendas em português do Brasil.

Ao UOL Jogos, o diretor do game, Hajime Tabata, disse que a participação dos fãs na feira Brasil Game Show foi decisiva para que isso se tornasse realidade.

"Quando apresentamos o Episódio Duscae no Brasil Game Show do ano passado, recebemos muitas solicitações diretamente dos fãs brasileiros de incluir legendas em português brasileiro no jogo. Estamos muito contentes em poder responder ao entusiasmo deles", explicou Tabata.

Veja também

"O mercado brasileiro sempre foi uma prioridade para nós. Estamos muito contentes em poder responder ao entusiasmo dos fãs".

Por sinal, o trabalho é extenso: Tabata estima que "FFXV" terá cerca de 250 mil palavras, o que equivale a metade de todo o texto da trilogia "Senhor dos Anéis".

Sobre o futuro da série, Tabata não descarta um dia lançar também um "Final Fantasy" dublado em português.

"Para que aconteça a dublagem em português brasileiro, precisamos provar que um jogo da série 'Final Fantasy' com legendas localizadas é bem aceito no mercado brasileiro. Por isso, estamos trabalhando duro nas legendas, junto com nossos parceiros de localização".

E as magias?

Muitos fãs ficaram felizes com o anúncio das legendas brasileiras em "FFXV", mas boa parte também ficou preocupada com termos consagrados da franquia, como nomes de magias e itens, a exemplo de Firaga, Ether e Phoenix Down.

Em ocasião anterior, Tabata explicou ao UOL Jogos que não vão traduzir esses termos mais tradicionais:

"Falando em linhas gerais de qualquer tradução de' Final Fantasy', sentimos que certo termos já são tradicionais, viraram marca da série, então não traduzimos eles. Vamos traduzir apenas as mensagens e conversas dentro do jogo", explicou o diretor.

Com lançamento marcado para dia 30 de setembro, "Final Fantasy XV" terá versões para PlayStation 4 e Xbox One.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fãs na BGS foram cruciais para "Final Fantasy XV" ter legendas em português - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Start