Topo

Jornal denuncia condições de trabalho opressivas dentro da Konami

Rumores já indicavam que desenvolvedores de "MGS V: The Phantom Pain" tinha acesso limitado à internet Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/08/2015 10h30

Desde o início dos rumores envolvendo a iminente saída do designer Hideo Kojima da Konami, fontes de sites como GameSpot e Kotaku indicaram que a equipe de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" não tinham acesso à internet e só poderiam se comunicar por e-mails internos.

Agora, de acordo com uma nova reportagem do jornal Nikkei, estas práticas são apenas algumas das novas políticas opressivas dentro do ambiente de trabalho da publisher.

Veja também

Segundo o jornal, esta mudança de política começou a surgir depois de 2010, com o sucesso do jogo mobile "Dragon Collection", que fez com que a diretoria da empresa mudasse seu foco de jogos de consoles e PC para games de smartphones e tablets.

Desde então, a empresa passou a monitorar cada vez mais o trabalho de seus funcionários, instalando mais câmeras de segurança, e medindo pausas para o almoço por meio de cartões. Caso o empregado ficasse tempo demais fora de lá, seu nome seria anunciado publicamente por toda a Konami.

A empresa também monitorou o post no Facebook de um ex-funcionário anunciando que havia encontrado um novo trabalho. Empregados que curtiram a mensagem foram remanejados para outros setores.

O Nikkei também indica que apenas funcionários de setores como marketing e vendas têm e-mails próprios da companhia, que são alterados de tempos em tempos.

Além disso, desenvolvedores que são vistos como "não-essenciais" passam a trabalhar como seguranças, membros da equipe de limpeza em academias da Konami, ou entram na linha de produção de máquinas pachinko. Segundo o Nikkei, isso vale tanto para funcionários com pouca experiência quanto para produtores de jogos conhecidos.

Quanto ao episódio envolvendo Kojima, a reportagem indica que o designer passou a ser mal visto pela diretoria após atrasos envolvendo "The Phantom Pain", além de seu custo elevado: até abril, o projeto havia custado cerca de 10 bilhões de ienes, ou US$ 80 milhões.

A antiga Kojima Productions agora é conhecida apenas como "Departamento de Produção Número 8".

Por enquanto, a Konami não se pronunciou sobre a reportagem do Nikkei.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jornal denuncia condições de trabalho opressivas dentro da Konami - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pro Evolution Soccer