Cinco curiosidades sobre "Final Fantasy VII"
Victor Miller
Do UOL, em São Paulo
11/07/2015 16h04
Um dos jogos mais amados de todos os tempos vai ganhar o tão sonhado remake que os jogadores pedem desde a época do PlayStation 2. Para quem não soube, a confirmação do novo "Final Fantasy VII" veio durante a E3 deste ano, empolgando os fãs do mundo inteiro. Entrando no clima do jogo mais popular de uma das mais grandiosas franquias no mundo dos games, trouxemos 5 curiosidades sobre o lendário jogo do PlayStation One.
1 - Xenogears e Final Fantasy VII
Um dos conceitos iniciais idealizados pelo designer Tetsuya Takahashi, era um game com história complexa e sombria, contando com gráficos em visão isométrica e personagens 2D. Na época, o produtor da série Hironobu Sakaguchi achou que o estilo proposto se distanciava muito de uma "fantasia", mas deu permissão de iniciarem um projeto separado que tornou-se o Xenogears.
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2 - A produção e suas várias fases de desenvolvimento
Inicialmente o projeto começou no Super Nintendo após o lançamento do sexto capítulo da franquia, e o jogo se passaria em Nova Iorque no ano de 1999, algo que veio a se tornar realidade em "Parasite Eve", e também teria uma personagem chamada Edea, que também veio a existir em "Final Fantasy VIII" . Como na época a Squaresoft (atual Square-Enix) estava trabalhando no "Chrono Trigger", eles acabaram dando uma pausa na produção do "FFVII" para focarem neste outro projeto, que também é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos.
Já o vídeo acima foi produzido com a tecnologia Silicon Graphics, para demonstrar o que os hardwares da época eram capazes de fazer. Várias cenas em full motion video exibidas ao longo dos jogos da série "Final Fantasy" para o primeiro PlayStation acabaram usando esse artifício. Além disso, ao contrário da crença popular, esta demonstração não é um protótipo de um "Final Fantasy" para o Nintendo 64, sendo apenas uma exibição para causar impacto visual na época. Como era necessário ter uma alta capacidade de armazenamento para implementar todos os dados e vídeos que a Square desejava, era necessário uma mídia em CD-ROM, e como a BigN apostou nos cartuchos com o N64, a parceria de longa data entre as duas empresas foi desfeita, e a Square emitiu uma nota em 12 de Janeiro de 1996 dizendo que o desenvolvimento de "Final Fantasy VII" seria para o PlayStation.
Por fim, o script original era bem diferente! Escrito pelo Sakaguchi, ele tinha um personagem "pavio curto" conhecido como detetive Joe que teria como missão encontrar aqueles que explodiram a cidade de Midgar. Já o diretor Yoshinori Kitasi em parceria com o roteirista Kazushige Nojima apresentaram ao Sakaguchi a história do Cloud e sua relação com o Sephiroth, além das ideias iniciais do grupo AVALANCHE e da corporação Shinra. Gostando das ideias, Sakaguchi "engavetou" o detetive Joe e começou a trabalhar em cima deles, mas incorporando a cidade de Midgar na história e também o conceito do Lifestream que existia em seu script.