Topo

De "No Man's Sky" a "Star Citizen", games vão conquistar o espaço em 2015

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 17h24

De tempos em tempos a ficção científica ganha destaque nos filmes, livros e videogames. Às vezes, são tramas sombrias e violentas, como "Blade Runner", "Alien" e "Doom". Em outras ocasiões, a ciência fica de lado e o gênero se aproxima da fantasia, como em "Star Wars" e "Destiny". Atualmente, a ficção científica parece voltar os olhos para suas origens... e para as estrelas.

É assim no cinema, com obras como "Gravidade" e "Interestelar", e também nos games: alguns dos mais promissores lançamentos de 2015 (e até de 2016) envolvem a exploração espacial. São super produções como "Star Citizen", simulador que já angariou mais de US$ 70 milhões para seu desenvolvimento, e "No Man's Sky", produção independente que ganhou a atenção da comunidade com um visual incrível e uma proposta contemplativa de exploração quase infinita.

Veja também

Entre esses dois títulos, um espectro bem abrangente de produções decidiu explorar o tema de uns tempos para cá. UOL Jogos preparou uma lista com jogos que querem levar você para se aventurar na "fronteira final". Confira:

No Man's Sky
Hello Games | PC, PS4
Lançamento: Não divulgado

Desenvolvido pelo pequeno estúdio Hello Games (de "Joe Danger"), "No Man's Sky" tem grandes ambições e propõe um universo com regiões e planetas inteiros a explorar. A escala do game beira o infinito pois tudo é gerado proceduralmente, ou seja, com terrenos criados randomicamente pelo computador.

Sid Meier's Starships
Firaxis Games | PC, iPad
Lançamento: 2015

Jogo de estratégia por turnos do criador de "Civilization", "Sid Meier's Starships" traz batalhas entre frotas espaciais. O game se passa no mesmo cenário de "Civilization: Beyond Earth", mas centenas de anos após o início da colonização espacial. A Firaxis promete uma extensa lista de naves, totalmente customizáveis, para as jornadas espaciais e para os combates.

Homeworld Remastered Collection
Gearbox Software | PC
Lançamento: 25/02/2015

Lançado em 1999, "Homeworld" mostra a travessia espacial do povo Kushan em busca do seu planeta natal. Durante a viagem, os Kushan devem lidar com diversas ameaças, desde as forças do império Taiidan até campos de asteroides e radiação solar. A "Remastered Collection" traz as versões clássica e remasterizada de "Homeworld" e "Homeworld 2", além de um modo multiplayer que vai reunir mapas, raças e modos de ambos os jogos.

EVE Valkyrie
CCP Games | PC, PS4
Lançamento: Não divulgado

Simulador de combate espacial, "EVE Valkyrie" é um dos primeiros jogos desenvolvidos já com suporte para óculos de realidade virtual, como Oculus Rift e Morpheus. O game é ambientado no universo de "EVE Online", cultuado RPG online com fortes elementos de gerenciamento. "Valkyrie" deixará a economia e as maquinações políticas de "EVE" um pouco de lado e vai se concentrar nas frenéticas batalhas espaciais.

Drifter
Celsius Game Studios | PC, Mobile, PS4, PS Vita
Lançamento: 2014 (PC e mobile); 2015 (PS4, PS Vita)

Em "Drifter" você controla uma nave espaciall e pode explorar livremente uma enorme galáxia gerada proceduralmente. Você precisa ganhar a vida de alguma forma na vastidão do cosmo, seja comercializando mercadorias, caçando recompensas, minerando asteróides em busca de minérios valiosos... ou pode se tornar um pirata espacial e atacar outras naves para saquear riquezas. O jogo já está disponível para computadores (Windows, Mac e Linux), iPhone e iPad.

Star Citizen
Roberts Space Industries | PC
Lançamento: 2016

Financiado por fãs,  "Star Citizen" promete simular comércio e combates espaciais como nenhum jogo jamais fez, em uma Via Láctea dominada pelo chamado "Império Unido da Terra", no distante século XXX. O jogo é uma criação de Chris Roberts, designer de "Wing Commander". "Star Citizen" será composto por 4 grande sistemas de jogo: Um simulador de combate espacial, um modo de tiro em primeira pessoa, uma campanha solo e um universo online persistente.

Para jogar agora

Se você curte jogos de ficção científica e não quer esperar até essas novidades chegarem, existem boas alternativas para curtir uma aventura espacial atualmente. Veja as sugestões de UOL Jogos:

Civilization: Beyond Earth
Firaxis Games | PC

"Beyond Earth" leva as mecânicas da clássica série "Civilization" para o futuro e para outros planetas. A raça humana precisa deixar a Terra para trás após um evento apocalíptico. Após encontrar um novo lar, o jogador pode seguir três caminhos principais, baseados em suas ideologias e crenças: abraçar o novo planeta e suas características, aprimorar a sociedade baseada em máquinas e robôs, ou espelhar-se nas sociedades passadas da Terra original.

FTL: Faster Than Light
Subset Games | PC, iPad

O game de estratégia "FTL: Faster Than Light" segue a linha dos desafiadores jogos "roguelike", com cenários gerados de forma aleatória a cada nova partida. O jogo gira em torno da manutenção de uma nave espacial em um universo em constante conflito. Durante o game, você precisa posicionar a tripulação da nave de forma inteligente a cada novo problema e perigo apresentado, mantendo a nave funcionando até alcançar a frota e alertá-la da iminente invasão alienígena.

Space Engineers
Keen Software House | PC

"Space Engineers" é um game de construção e manutenção ambientado no espaço sideral, com todos os desafios e diversão que a física desse ambiente proporcionam. Os jogadores constroem naves de vários tipos, tanto civis quanto militares, estações espaciais e mineram asteróides. Pense em uma espécie de "Minecraft" de ficção científica, baseado fortemente na simulação física e em noções de engenharia e você terá "Space Engineers".

Kerbal Space Program
Multimedia Squad | PC

Desenvolvido pelo brasileiro Felipe Falanghe, "Kerbal Space Program" está disponível atualmente em Acesso Antecipado no Steam, mas você também pode baixar uma demonstração gratuita. O jogo envolve você criar e administrar seu próprio programa espacial. Você constrói naves, voa com elas, explora outros planetas e gerencia todo o processo para que os Kerbal (os habitantes verdinhos do mundo do game) conquistem o espaço. Por trás do visual cartunesco dos personagens, "Kerbal Space Program" apresenta um complexo sistema de simulação física.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De "No Man's Sky" a "Star Citizen", games vão conquistar o espaço em 2015 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Jogos mobile