Nintendo não precisa mais perseguir público casual, diz Miyamoto
Do UOL, em São Paulo
27/08/2014 16h48
Em uma entrevista à publicação britânica EDGE, Shigeru Miyamoto sugeriu que a Nintendo não está mais interessada em perseguir o público casual, que aproveita jogos "de uma maneira passiva".
"São pessoas que, por exemplo, devem querer assistir a um filme. Elas devem querer ir para a Disney", disse o designer. "A atitude delas é 'Ok, eu sou o consumidor. Me entretenha'. Eles tomam uma atitude passiva, e para mim isso é algo um pouco patético. Eles não sabem como é interessante dar um passo a mais e tentar se desafiar [com jogos mais complexos]".
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Com jogos como "Wii Sports", "Wii Fit" e "Brain Age", a Nintendo conseguiu, com sucesso, atrair o público casual para o Wii e o DS. A busca por consumidores que originalmente não tinham interesse em games fez com que os sistemas vendessem dezenas de milhões de unidades pelo mundo.
"Nos tempos do DS e do Wii, a Nintendo deu seu melhor para expandir a população de jogadores", explicou Miyamoto. "Felizmente, por causa do crescimento dos smartphones e tablets, as pessoas tomam jogos por garantidos. Isso é bom para nós, porque não precisamos mais nos preocupar em fazer dos jogos algo relevante para as vidas da população geral".
Shigeru Miyamoto ainda não revelou oficialmente nenhum de seus projetos atuais, mas exibiu duas demos no estande na Nintendo durante a E3 2014. Ambas usavam o GamePad como peça central na jogabilidade.