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Fãs citam o bom e o ruim de "Chaos Online"; MOBA dará R$ 100 mil em torneio

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 18h36

Em meio a tantas discussões sobre "League of Legends" e "Dota 2" - dois dos games online mais jogados do momento -, é fácil esquecer que existem dezenas de MOBAs diferentes por aí. E muitos deles fazem sucesso e prosperam, mesmo sem chegar perto da popularidade dos gigantes do gênero.

Lançado em maio no Brasil, "Chaos Online" tenta conquistar parte desse grande público. Com atualizações quinzenais e a promessa de um campeonato no Brasil Game Show que distribuirá R$ 100 mil em prêmios, a Ongame mostra que está interessada em dar mais visibilidade ao seu jogo. Mas será que ele é bom suficiente para bater de frente com a concorrência?

MOBA diferente

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Para Igor Vasconcelos, que joga e narra partidas de "Chaos Online", o game se destaca por oferecer uma experiência diferente da vista em "LoL" e "Dota 2". "O jogo proporciona um olhar diferente sobre o estilo de jogo estratégico", explica. "Não basta entrar nas batalhas coletivas corretamente para vencer - é preciso controlar o ritmo e a duração delas".

Em diferentes mapas de jogo, os fãs de "Chaos" devem enfrentar seus oponentes em várias rotas. Muitas das regras de "LoL" e "Dota 2" são recriadas nas partidas, como a existência de 'minions' e torres controladas automaticamente pelo computador, que servem para conter o avanço do time inimigo. Por outro lado, elementos únicos como a contagem regressiva, que limita o tempo das disputas, deixam a ação bem diferente.

"O diferencial mais interessante é o foco na ofensividade", afirma Igor. "Não é preciso uma fase de rotas prolongada e morna para que os times construam suas vantagens sobre os adversários. Buscar o ataque desde o começo pode garantir a vitória".

ASSISTA AO TRAILER DE "CHAOS ONLINE"

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Correções

Em um teste do UOL Jogos, a maior dificuldade com "Chaos Online" foi encontrar partidas que aceitassem iniciantes e fossem disputadas apenas por jogadores humanos. Além disso, a presença de alguns efeitos sonoros e modelos de personagens muito parecidos com os de "Warcraft III" causaram estranheza.

O estudante Jonathan Batista também observou algumas questões mal resolvidas no jogo. "Meu maior problema com o 'Chaos' é a interface confusa. São muitos botões em todas as telas", diz o jovem, que também joga "League of Legends". "No geral, ele funciona bem. Acho apenas que falta um pouco de atenção com o equilíbrio da força dos personagens".

"Existe um descompasso entre os tempos de resfriamento de habilidades e itens, e a duração geral dos embates", concorda Igor. "É preciso equilibrar os tempos do jogo. Do contrário, as lutas demoram mais do que devem".

O equilíbrio entre os personagens é um dos elementos mais importantes de qualquer MOBA competitivo, e ele nasce do feedback dos jogadores. "Alguns heróis tem habilidades 'finais' muito mais fortes que outros, e com tempos de resfriamento muito baixos", diz Jonathan. "Acredito que o que resolve isso é o envolvimento da comunidade. Espero que, quando mais pessoas começarem a jogar, esses problemas serão resolvidos".

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