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Jogamos: "Project CARS" quer disputar pódio de "Gran Turismo" e "Forza"

Luiz Hygino

do Gamehall

14/08/2014 14h47

A combinação de gráficos e jogabilidade dos simuladores de automobilismo parece sempre estar um passo à frente dos demais estilos de jogos de videogame, geração após geração - e alguns nomes, como "Gran Turismo" (PlayStation) e "Forza Motorsport" (Xbox) se tornaram referência no gênero nos últimos anos.

Em 2014, um novo competidor vai entrar na disputa. Nascido de um ambicioso projeto de 'crowdfunding', antes mesmo do Kickstarter virar moda, "Project CARS" é um jogo da Slightly Mad Studios que quer ser "a melhor e mais completa experiência automobilística da história dos games".

Em evento da distribuidora Bandai Namco em São Paulo, UOL Jogos teve oportunidade de testar o jogo, e gostou do que viu.

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A demo presente no evento dava acesso apenas a uma corrida de três voltas no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, a bordo de uma poderosa BMW Z4 GT3. Rodando num PlayStation 4, os chamados "beauty shots" que antecedem a largada já fazem o jogador se perguntar: isso é realmente um jogo ou filme?

A perfeição gráfica continuou notável quando a câmera "in-game" se apresentou, com diversas opções que deverão agradar aos mais variados gostos. A mais impressionante e que, provavelmente, se apresentará como a mais divertida e fiel do jogo, é a visão que simula o olhar do piloto por dentro do capacete, com a representação do acolchoamento e da "moldura" que envolve a visão.

Foi impossível não sonhar com a versão final do jogo, que oferecerá suporte aos óculos de realidade virtual Morpheus, no PS4, e RIFT, no PC, sendo jogada num moderno cockpit com volante e pedais. Infelizmente, a BMW do teste só podia ser guiada pelo DualShock 4.

Veloz e furioso

Assim que a largada foi dada, já foi possível perceber que, mesmo com a grande maioria das opções de auxílio de direção ligadas, "Project CARS" não foi feito para amadores. Mesmo uma excelente largada (modéstia à parte) e uma boa primeira curva não operaram nenhum milagre, e poucas posições foram conquistadas no início da prova.

O difícil foi conseguir manter a atenção voltada apenas para a pilotagem. Descobrindo cada detalhe da representação do cockpit e, principalmente, se encantando com a perfeição da pista e do cenário, e com os efeitos de luz e sombra, acabamos vacilando em uma ou outra curva, tendo que fazer muito esforço para manter o carro na pista. E lembrando, com muitas opções de auxílio de direção ligadas.

Três voltas mais tarde, começando a construir uma boa amizade com o carro, comemoramos um honroso oitavo lugar, em meio a 16 carros que estavam no grid. Testemunhas afirmam que foi o melhor resultado da imprensa na manhã do teste, informação que UOL Jogos prefere não confirmar.

VEJA TRECHOS DE CORRIDA EM "PROJECT CARS"

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A sensação final foi a de "quero mais". Por ter como proposta, justamente, ser a maior e mais completa experiência automobilística da história dos videogames, correr apenas 3 voltas com um joystick em uma só pista de "Project CARS" é como só ver a ponta de um iceberg.

O real valor do jogo deverá estar nas amplas opções de regularem dos carros, no número incrível de categorias, que vai desde carros de turismo até uma série de monopostos, na perfeição atingida na reconstrução virtual de tantas pistas e no clima dinâmico. Tudo seguindo a mesma programação, o mesmo estilo fiel de representação.

"Gran Turismo" e "Forza Motorsport" que se preparem. O estreante “Project CARS” chegará em novembro à nova geração de consoles com toda a pinta de pole-position.

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