Após quase ser cancelado, game brasileiro "Toren" sai para PS4 em 2015
Do UOL, em São Paulo
05/08/2014 12h02
O game "Toren", do estúdio brasileiro Sword Tales, chegará no começo de 2015 ao PlayStation 4. Antes previsto apenas para PC e Mac, o game foi o primeiro a captar recursos através da Lei Rouanet.
Desenvolvido de forma independente nos últimos três anos, "Toren" quase foi cancelado em 2012, comenta o produtor Vitor Severo Leão, um dos fundadores da Sword Tale, em entrevista ao UOL Jogos. "Quase desistimos do projeto, no início de 2012, quando não tínhamos certeza se conseguiríamos tocar a ideia adiante".
Naquele ano, o estúdio começou a estudar o uso da Lei Rouanet para captar recursos para o game. A lei passou a abranger jogos eletrônicos no final de 2011. "Toren" arrecadou R$ 300 mil através da lei de incentivo à cultura.
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O lançamento de "Toren" para PC, Mac e PS4 é resultado de uma parceria entre o estúdio brasileiro e a publisher Versus Evil Partners.
"Por volta de outubro do ano passado a Sony topou nos ceder um kit de desenvolvimento do PS4, como parte de um programa de incubação. Começamos a trabalhar na versão do 'Toren' para o console", contou o produtor Vitor ao UOL Jogos.
A parceria com a Versus Evil Partners foi essencial para o avanço do projeto. "O publisher ajuda com dinheiro para marketing, distribuição, localização e teste", disse Vitor. "É uma grana legal para ajudar na distribuição do jogo no resto do mundo".
Para ajudar no desenvolvimento, a Sword Tales contratou um programador a mais para ajudar na versão PS4 de "Toren". Pelo que diz o produtor, é mais uma questão de converter o que já foi feito para os computadores.
"Vai ser a mesma versão do PC, mas vou te dizer que tá muito legal jogar no DualShock", comentou Vitor.
ASSISTA AO TRAILER DE "TOREN"
Aventura premiada
"Toren" conta com um currículo respeitável: o jogo foi premiado com uma Menção Honrosa no Independent Games Festival, foi finalista na categoria Art Design no IndiePub e na premiação do Brasil Game Show. Também foi premiado como "Melhor Jogo de PC" no E-Games Awards.
Criação de Alessandro Martinello, Conrado Testa, Luiz Alvarez e Vitor Severo Leães, o game nasceu na pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos na PUC-RS, em Porto Alegre.
Com visual inspirado em "The Legend of Zelda", "Toren" é um adventure à moda antiga com muitos quebra-cabeças e poucas explicações.
Durante a jornada o jogador terá a oportunidade de interagir com diversos elementos utilizando três botões: olhar e interação com as mãos e os pés. Além disso há enigmas para resolver, e eles vão de acionar alavancas a utilizar uma luneta para encontrar inscrições na areia.
No jogo, você acompanha o crescimento de Moonchild, uma jovem heroína que descobre segredos obscuros enquanto resolve quebra-cabeças e explora a misteriosa torre que dá nome ao game.