Topo

Lutador icônico de "Street Fighter", Ryu completa 50 anos

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 15h50

Para muitos, o carateca Ryu é o protagonista de "Street Fighter". Presente em todos os games da série principal, o lutador completa 50 anos hoje: de acordo com a Capcom, a data de nascimento de Ryu é 21 de julho de 1964.

O canceriano Ryu estreou no "Street Fighter" original em 1987. O jogo de fliperama fez sucesso apesar do estranho sistema de controle original: a força dos golpes era determinada pela pressão aplicada pelo jogador nos botões, o que resultou em muitos controles quebrados. Posteriormente, o game ganhou gabinetes com controles mais tradicionais.

Veja também

O sucesso veio mesmo com "Street Fighter II", game que definiu o gênero de luta e iniciou uma febre de fliperamas no mundo inteiro em 1991. O jogo também foi um dos motores do sucesso do Super Nintendo. Ryu estava lá, na capa do game, sendo nocauteado pelo brasileiro Blanka.

Disparando hadoukens e shoryukens, Ryu também marcou presença em alguns dos jogos derivados da série, como "Super Puzzle Fighters" e títulos como "Marvel vs. Capcom", "SNK vs. Capcom" e "Tatsunoko vs. Capcom".

Ryu aparece inclusive no infame filme de "Street Fighter" de 1994 estrelado por Jean Claude Van Damme. No filme, o carateca é representado mais como um malandro do que como um mestre das artes marciais e é interpretado pelo ator chinês Byron Mann (que apareceu na série "Arrow" como o herói oriental Yao Fei).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lutador icônico de "Street Fighter", Ryu completa 50 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Start