Topo

Falta conexão constante no celular? Veja jogos online que não cobram Wi-Fi

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

02/04/2014 19h10

Quando pensam em jogos multiplayer, a maioria das pessoas imagina os tiroteios frenéticos de "Call of Duty" ou as partidas em rede de um "FIFA". Ação em tempo real, baseada em conexões constantes com a rede.

Em casa, consoles estão sempre conectados... Mas celulares, mundo afora, nem sempre têm uma conexão boa o suficiente para garantir o funcionamento dessas experiências mais pesadas.

Veja também

Felizmente, fãs de disputas online podem aproveitar em seus smartphones ou tablets vários tipos de jogos que as apresentam em um formato assíncrono. Ou seja: você e seus oponentes ou companheiros não precisam estar conectados ao mesmo tempo. Basta realizar seus movimentos e esperar para que os outros jogadores façam o mesmo.

UOL Jogos separou algumas sugestões de games que oferecem um modo online assim. Confira:

BOOM BEACH

Clique para acessar conteúdo externo

Produtora: Supercell • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis)

Clique para acessar conteúdo externo

Uma espécie de sequência para o extremamente popular "Clash of Clans", "Boom Beach" transporta as principais ideias e mecânicas do game anterior da Supercell para um novo cenário. Ao invés de clãs de bárbaros, os jogadores agora controlam exércitos organizados, com bases firmadas em ilhas.

Trata-se de um daqueles jogos que estão sempre rodando, funcionando. Mesmo quando o aplicativo não está aberto no celular de um jogador, a vila deste ainda pode ser invadida por oponentes... Então cabe a ele firmar bem suas defesas para os momentos de perigo.

"Boom Beach" cobra uma conexão com a internet, mas não é exigente em termos de qualidade. Um sinal 3G costuma ser suficiente para que a base seja explorada, expandida e reforçada, ou então para que instalações inimigas sejam invadidas.

Ele não é um jogo único, nem mesmo é um dos mais originais - mas ganha da concorrência por dois fatores. Em primeiro lugar, ele é extremamente populoso, assim como "Clash of Clans". E depois: sua apresentação é impecável. É grátis, então merece uma conferida.

TICKET TO RIDE

Clique para acessar conteúdo externo

Produtora: Days of Wonder • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 6,99) • Android (R$ 15,84)

Clique para acessar conteúdo externo

Um clássico dos tabuleiros, "Ticket to Ride" transforma a exploração e o controle da malha ferroviária de uma região do mundo em uma espécie de Guerra Fria, em que jogadores devem sempre tentar estar um passo à frente de seus oponentes para cumprir seus objetivos.

No controle de 'cartas-destino', os participantes da brincadeira devem dominar rotas de trilhos com suas pecinhas coloridas para pontuar. A experiência lembra bastante outros jogos que giram em torno do controle territorial do tabuleiro, como "Carcassone".

Em seu formato digital, disponível tanto para smartphones quanto tablets iOS e Android, o game é a perfeita experiência multiplayer para aqueles que nem sempre estão conectados. Além de um modo online assíncrono, ele ainda oferece a possibilidade de até cinco pessoas alternarem o controle de um único dispositivo para competir. Por sua natureza em turnos, claro, tudo isso funciona perfeitamente.

DRAW SOMETHING 2

Clique para acessar conteúdo externo

Produtora: Zynga • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Clique para acessar conteúdo externo

O auge da febre de "Draw Something" pode já ter passado... Mas o game continua sendo um dos maiores destaques em termos de multiplayer assíncrono.

Para quem não conhece: em "Draw Something" (e sua sequência), o objetivo é fazer com que seus companheiros de partida consigam adivinhar o que você está desenhando rapidamente. Com o tempo, os jogadores tornam-se mestres não apenas de desenhar, mas também de fazer adivinhações bizarras a partir dos mais inócuos rabiscos.

Assim como "QuizUp" e outros games do gênero quiz, é possível disputar partidas em tempo real, ou então realizar suas ações e esperar até que seus oponentes façam as dele. Felizmente, a quantidade de usuários recorrentes no aplicativo ainda é bem grande; assim, não é difícil encontrar novos desafiantes a qualquer hora do dia.

REAL RACING 3

Clique para acessar conteúdo externo

Produtora: Electronic Arts • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Clique para acessar conteúdo externo

Uma das maiores máquinas de fazer dinheiro da Electronic Arts no espaço mobile, claro, é gratuita. "Real Racing 3" perverte as mecânicas criadas por seus predecessores com uma série de esquemas dúbios de microtransações, que transformam o progresso pelos circuitos em atividades muito mais lentas do que deveriam ser.

Mas, na hora da corrida, o game ainda tem seus méritos. Ele é bonito, cheio de veículos e pistas diferentes, e oferece uma série de diferentes opções multiplayer. A que interessa aqui é a de 'Time Shifted Multiplayer', conforme batizada pelos desenvolvedores da Firemonkey Studios.

Através dessa opção, jogadores podem disputar corridas contra rivais mesmo quando estiverem offline. O sistema funciona da seguinte maneira: a cada percurso, o 'fantasma' dos jogadores é gravado na memória do tablet ou smartphone. Assim que ele se conecta à rede, as informações de sua performance são enviadas para os servidores do game e repassadas para outros jogadores.

Claro: um modo multiplayer tradicional, com corridas em tempo real, também está disponível.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Falta conexão constante no celular? Veja jogos online que não cobram Wi-Fi - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Jogos mobile