Otimista, John Carmack defende compra da Oculus VR pelo Facebook
do Gamehall
01/04/2014 10h01
Em meio às declarações de desapontamento e negatividade cercando a compra da empresa Oculus VR pelo Facebook, o cofundador da id Software John Carmack, que deixou o estúdio em 2013 para atuar apenas com os óculos de realidade virtual, deu sua opinião sobre a aquisição em um local inusitado: A sessão de comentários do Tumblr de Peter Berkman, membro da banda Anamanaguchi.
"Honestamente, eu não esperava o Facebook. Eu não tenho nenhum contato pessoal anterior com eles, e posso pensar em outras companhias que teriam uma sinergia bem mais óbvia", escreveu. "No entanto, tenho razões para acreditar que eles entendam o 'Quadro Maior' como eu vejo, e serão uma força poderosa com intuito de fazer isso acontecer. Você não faz um acordo como o que eles fizeram por impulso".
Carmack contrastou a situação em que a Oculus VR se encontra com a desenvolvedora Valve, tentando criar um ecossistema para a realidade virtual do nada, como a empresa de Gabe Newell fez com o mercado digital de games no PC com o Steam. "A diferença é que, por anos, a indústria achou que a Valve era maluca, e eles tinham o terreno inteiro para eles".
Veja também
"Realidade Virtual não será assim. A experiência é obviamente muito poderosa, e cria convertidos no contato inicial. O envolvimento relativamente rápido dos Titãs [entenda-se: grandes companhias] é inevitável, e as verdadeiras questões são qual será a profundidade da parceira, e com quem".
Sem segredos
Carmack também não se mostra preocupado com uma das maiores críticas à aquisição: A falta de privacidade, fonte de diversas críticas à empresa de Mark Zuckerberg.
"Não sou o tipo de pessoa que pensa 'Privacidade acabou, supere', e apoio pessoas que querem se manter anônimas, mas isso significa não se envolver em diversas oportunidades", declarou. "A ideia de que companhias devem interagir com você e não prestar atenção nunca me pareceu sã".
"Eu nunca me senti violado por coleção de dados, e gosto das recomendações que a Amazon me indica a cada visita. [...] Qual é o terrível resultado esperado disto?"