Facebook comprará Oculus VR por US$ 2 bilhões
Do UOL, em São Paulo
25/03/2014 18h42Atualizada em 26/03/2014 10h27
O Facebook vai comprar a Oculus VR, fabricante do promissor Oculus Rift, visor de realidade virtual. O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, CEO da rede social. O preço da aquisição: US$ 2 bilhões.
O valor inclui US$ 400 milhões em dinheiro e 23,1 milhões de ações do Facebook (avaliadas em US$ 1,6 bilhões de acordo com o preço médio de venda nos últimos 20 dias).
Segundo publicação feita por Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook, em sua página pessoal na rede, o foco primário da Oculus continuará sendo em jogos eletrônicos.
Veja também
"A Oculus já tem grandes planos para isso que não vão mudar e esperamos ajudar a acelerar", explica Zuckerberg. "Ela vai continuar operando de forma independente em relação ao Facebook".
Porém, o executivo desenvolve dizendo que jogos são apenas o início da tecnologia.
"Depois dos games, vamos fazer do Oculus uma plataforma para outras experiências. Imagine apreciar a paisagem à beira de uma piscina, estudar em uma sala de aula com pessoas do mundo todo ou fazer um consulta com um médico - apenas colocando os óculos em casa".
Para Zuckerberg, o visor de realidade é uma nova plataforma de comunicação que tem muito potencial para evoluir e se tornar parte da vida cotidiana de bilhões de pessoas no futuro.
Realidade virtual
A Oculus VR é a empresa líder no desenvolvimento de tecnologia de realidade virtual aplicada em jogos eletrônicos.
O visor Oculus Rift foi financiado através de arrecadação de fundos no site Kickstarter, com US$ 2,4 milhões vindos do público entusiasta. A proposta despertou o interesse de muitos nomes de respeito na indústria dos videogames, como Gabe Newell (Valve) e John Carmack (um dos criadores de "Doom").
Carmack deixou o cargo de direção na própria produtora para trabalhar na Oculus VR e ajudar no desenvolvimento da tecnologia.
Em dezembro a Oculus VR conseguiu levantar US$ 75 milhões do investidor Marc Andreessen - ele acabou se tornando membro da diretoria da empresa, após experimentar uma versão atualizada do Rift. "As dimensões que você precisa aperfeiçoar nesse tipo de realidade virtual são latência, resolução e detecção dos movimentos da cabeça. Eles [Oculus VR] conseguiram isso", disse Andreessen ao site The Verge.
Para um produto que ainda não chegou ao mercado, o Rift não pode reclamar de falta de investimento: empresas como Matrix e Spark figuram entre os parceiros do dispositivo.
VÍDEO APRESENTA O OCULUS RIFT DEVELOPER KIT 2
A versão mais recente do Oculus Rift foi apresentada na GDC 2014, em San Francisco, na semana passada. O kit para desenvolvedores sai em junho ao preço de US$ 300. Mais de 75 mil unidades já foram encomendados ao fabricante.
A transação deve ser completada no segundo trimestre de 2014.