Topo

"Worms Battlegrounds" é primeiro jogo do programa indie do Xbox One

11/02/2014 20h13

A desenvolvedora Team 17 confirmou que "Worms Battlegrounds", novo episódio da franquia de jogos de estratégia, será o primeiro jogo a ser publicado no Xbox One pelo programa ID@Xbox, que procura incentivar profissionais independentes a trazer jogos para o console da Microsoft.

A companhia também confirmou que "Worms Battlegrounds" terá uma versão para PlayStation 4.

Veja também

Phil Spencer, da Microsoft Studios, também confirmou que "Nujitsu", jogo criado pelos desenvolvedores de "World of Keflings" e que já está disponível para Windows Phone, será um dos primeiros jogos do programa.

A expectativa é que os games independentes sejam lançado para o Xbox One em março, mas ainda não há data de lançamento oficial.

Iniciativa divisiva

O Xbox Live foi a plataforma mais amigável a produtores independentes durante os primeiros anos do Xbox 360. Com o tempo, porém, tanto a Sony quanto a Valve (do Steam) criaram políticas mais convidativas aos desenvolvedores, e muitos nomes de peso da cena indie, como Jonathan Blow ("Braid") e Phil Fish ("Fez"), criticaram a Microsoft por certas ações, como cobrar US$ 40 mil do produtor para lançamento de patches do jogo - algo que a empresa deixou de fazer em 2013.

O ID@Xbox também foi fonte de críticas por uma cláusula que estipula criadores a lançar seus jogos multiplataforma simultaneamente ou com o Xbox One como console inicial.

Steve Gaynor, desenvolvedor de "Gone Home", chamou a política de "maluca" pelos poucos recursos que muitos desenvolvedores tem para um lançamento simultâneo, e pelo PlayStation 4 oferecer maior liberdade aos criadores, o que pode desencorajar o investimento versões de jogos para o Xbox One.

Ainda assim, mais de trinta estúdios já fazem parte da iniciativa, como a Double Fine ("Broken Age", "Psychonauts") e a Capybara Games ("Superbrothers: Sword & Sworcery EP"), além do próprio Team 17.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Worms Battlegrounds" é primeiro jogo do programa indie do Xbox One - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Start