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UOL Jogos Mobile: Bardo bárbaro deve defender vilarejo em jogo de ação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

30/01/2014 18h18

Por mais que muitos jogos tentem escapar dos arquétipos básicos de jogos mobile, grande parte dos lançamentos de cada semana sempre acaba apoiando-se em tais padrões. E, quando tais games tentam algo novo dentro desses moldes, não há nada de errado com isso.

"Bardbarian" é um perfeito exemplo de jogo de defesa, que estão disponíveis aos montes na AppStore, mas mesmo assim consegue destaque por fazer uma ou outra coisa diferente. Já "Castle Doombad" tem o velho esquema de pontuações que rendem até três estrelas por estágio... E também funciona.

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Veja também

BARDBARIAN

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Produtora: TreeFortress • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 0,99) • Android (em breve)

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Brad, o bárbaro, cansou-se de defender seu vilarejo com as próprias mãos. Da próxima vez que figuras do mal aparecerem para atrapalhar a paz, ele apenas comandará seus companheiros em combate, sem ter que utilizar seu machado.

Transformando a arma em um instrumento musical, Brad vira o... Bárdobaro (?). Esse é o protagonista de "Bardbarian", novo jogo da TreeFortress que deve agradar fãs do gênero defesa. Trata-se de um misto de estratégia e ação com elementos de RPG.

No game, o jogador movimenta Brad, que por sua vez é seguido por até três unidades diferentes de uma vez só. Estas tratam de atacar os oponentes, que por sua vez têm como objetivo a destruição do vilarejo. Brad deve ajudar seus companheiros a desviar de projéteis e outros ataques dos inimigos, ao mesmo tempo em que realiza solos musicais para motivá-los e, assim, ativar habilidades especiais.

Com um quê de 'endless runner', "Barbarian" permite que você colete recursos e upgrades para usar em outras partidas. Isso é legal - mas mesmo sem esse sistema de recompensas, a jogabilidade básica é divertida o suficiente para justificar uma compra. Um único problema: jogar no iPhone ou no iPod é difícil por causa do tamanho da tela. Prefira utilizar um iPad - tendo em mente que apenas os modelos 2 ou superior são compatíveis.

TRAILER APRESENTA O HERÓI DE "BARDBARIAN"

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CASTLE DOOMBAD

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Produtora: Cartoon Network • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 2,99)

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Desde que entrou para o ramo dos jogos mobile, a marca Cartoon Network foi com o tempo se tornando um grande pedigree no ramo. "Castle Doombad" carrega o selo Adult Swim da rede, e serve como mais um exemplo de jogo da rede que tem uma apresentação impecável.

Mas o sucesso de "Doombad" vai além do aspecto visual. Controlando as engenhocas de um vilão malígno que raptou uma princesa, o jogador tem como missão impedir que heróis e aventureiros explorem seu castelo e resgatem a bela criatura.

Em suma, trata-se de uma versão 2D de "Orcs Must Die!". O jogo se passa em um castelo que ganha novos andares com o passar dos estágios, e que é constantemente invadidos por benfeitores intrometidos. Para impedí-los, o jogador tem ao seu dispôr uma série de armadilhas e apetrechos periogosos, que podem ser combinados de maneiras engenhosas para atrapalhar os heróis.

É um jogo de defesa como inúmeros outros que estão disponíveis na AppStore, mas que oferece elementos estratégicos suficientemente diferentes até para agradar os veteranos do gênero.

DOODLE KINGDOM

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Produtora: JoyBits • Em português? Sim
Disponível para: iOS (US$ 1,99) • Android (R$ 5,98)

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"Doodle Kingdom" é o mais novo capítulo de uma série de jogos de quebra-cabeça que começou com "Doodle God". O que era um simples passatempo programado em Flash tornou-se uma franquia de sucesso... Que infelizmente pouco faz para renovar suas mecânicas.

Em essência, a série "Doodle" gira em torno da combinação de 'elementos', que juntos devem criar todas as coisas no universo. Em "God", os jogadores começavam combinando elementos de verdade - água, fogo, terra e ar -, e depois passavam para os 'elementos' falsos.

O problema de "Kingdom" reside no fato de que o game já começa com elementos absurdos à disposição do jogador, que deve descobrir que uma combinação entre fogo e casa resulta numa forja. Mais do que um game desafiador, trata-se de um jogo de adivinhação - de tentativa e erro. E isso não diverte.

"Kingdom" tem ainda dois outros modos: 'Meu Herói', que gira em torno de um cavaleiro que mata monstros para obter dicas para o modo principal e é bem insosso, e 'Missões', que agrava os problemas da campanha. Em uma delas, ovo + fogo = omelete, e isso não é verdade no modo principal. Prefira "Doodle God".

CONHEÇA OS QUEBRA-CABEÇAS DE "DOODLE KINGDOM"

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