PS2 representa mais de metade das vendas de consoles no Brasil, diz pesquisa
Claudio Prandoni
Do UOL, em São Paulo
09/03/2012 12h33
Neste ano a Nintendo lançará um sucessor para o Wii e já começam a pipocar rumores sobre novos videogames de Sony e Microsoft.
Contudo, quem ainda reina no Brasil é o bom e velho PlayStation 2, que atende por mais de metade das vendas de consoles no país, conforme aponta pesquisa realizada pela GfK, empresa especializada em análise de mercado, e divulgada em conferência da empresa realizada nesta última quinta-feira (8), em São Paulo.
Veja também
VENDAS DE CONSOLES
PS2 | 55% |
"Nova Geração" (PS3, Wii e X360) | 35% |
Portáteis (3DS, DS e PSP) | 10% |
O aparelho da Sony responde por cerca de 55% das vendas de consoles no país. Já os videogames da chamada "nova geração" (PlayStation 3, Wii e Xbox 360) abocanham 35% das negociações, enquanto os portáteis respondem por 10%.
VENDAS DE JOGOS
"Nova Geração" (PS3, Wii e X360) | 76% |
PS2 | 17% |
Portáteis (3DS, DS e PSP) | 7% |
Curiosamente, o cenário é diferente com relação às vendas de jogos no país: a nova geração representa cerca de 76% do volume negociado, sobrando 17% para a antiga geração e apenas 7% para os portáteis.
Segundo Oliver Römerscheidt, diretor da área de pesquisa vendas e tecnologia da GfK, a maioria dos jogos vendidos para PS2 é pirata e, portanto, não é considerada na pesquisa - o que acaba resultando na pequena participação das vendas de jogos do console no relatório.
A pesquisa ainda aponta que foram vendidos 2.6 milhões de jogos no Brasil em 2011, considerando-se sete das principais plataformas do mercado, e que a média de preços de games no país caiu em média 18% no decorrer do ano.
QUEM É A GFK?
A empresa alemã é um dos mais antigos grupos de pesquisa de mercado do mundo, criado há mais de 70 anos. No Brasil, a empresa atua há sete anos e desde janeiro de 2011 monitora vendas de hardware e software no mercado de jogos eletrônicos. Na Europa, a GfK também monitora e divulga dados sobre o mercado de games. |