'Clone' de "CityVille", "Cidade Maravilhosa: Rio" quer conquistar pela brasilidade
AKIRA SUZUKI
Enviado especial ao Rio de Janeiro*
16/05/2011 11h41
"O Rio de Janeiro está fervendo". Foi com essa frase que a Mentez, publicadora de jogos sociais como "Colheita Feliz", justificou o lançamento de "Cidade Maravilhosa: Rio", seu mais novo game para Orkut (e que até o fim do mês estreia no Facebook).
Trata-se de um game social de administração de cidade que lembra - e muito - o "CityVille", título da Zynga que já teve mais de 100 milhões de jogadores por mês e passou "FarmVille" como o game mais jogado da empresa até hoje.
Talvez esse sucesso todo tenha motivado companhias como a Vostu, que publica "MegaCity", e agora a Mentez a investir na temática de comandar metrópoles. Apesar da semelhança, a produtora de "Cidade Maravilhosa: Rio" insistiu com UOL Jogos que não se trata de uma cópia ou um produto licenciado, mas de uma propriedade intelectual própria e original.
"Percebemos que jogos de gerenciamento de cidades estão entre os mais populares nas redes sociais. O 'Cidade Maravilhosa: Rio' é um jogo na mesma linha de 'CityVille', com funções de gerenciamento similares, porém com toda a temática do Rio de Janeiro", argumenta Regina Rossito, gerente de marketing da Mentez para o Brasil.
Terra brasilis
Cuidados com a localização
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Segundo o gerente de produto da Mentez Rodrigo Miyabara afirma que "localização é muito mais que texto", mas, especialmente em internet, "estar ligado em coisas que acontecem [no momento]". Ele cita, por exemplo, em "Terra Nova", missões envolvendo o E.T. Bilu e a inclusão de um personagem chamado Tiriricactus, inspirado num popular deputado federal. "Cidade Maravilhosa: Rio" já tem itens icônicos como o calçadão de Copacabana, os morros do Salgueiro e Mangueira, além dos óbvios Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Em "CityVille", os monumentos e maravilhas são construções como o Big Ben e a Torre Eiffel.
A companhia aposta no sabor brasileiro para atrair o público, como "regionalização com ícones como padarias, personagens que possuem visual e comportamentos baseados no local (entre eles as gírias cariocas)". "Temos a preocupação de que os itens compráveis tenham o preço de acordo com o nosso mercado, temos uma equipe para fazer este tipo de análise", continua Regina.
Para Rafael Aguilher da Costa, presidente da Quepasa Games, produtora curitibana que se chamava TechFront e que desenvolveu "Cidade Maravilhosa: Rio", o que está no ar agora é apenas a base do jogo, e sugere que as futuras expansões aumentarão as diferenças entre os títulos. Costa diz que "Rio" tem interação em tempo real entre usuários e a companhia prepara uma funcionalidade PvP (jogador contra jogador) relacionado a times de futebol que está previsto para chegar "em breve".
E a Zynga não fala nada? Procurada por UOL Jogos, a companhia diz estar ciente da existência dos games, mas não quis comentar o assunto. Regina Rossato reforça que a Mentez e Zynga possuem um bom relacionamento - existe uma parceria entre suas plataformas de pagamento - e que as companhias não são concorrentes. "A Zynga não trabalha com Orkut", diz. Além disso, mesmo no Facebook, os jogos da Mentez são voltados para a América Latina.
Outra megacidade
Mas não é só "Cidade Maravilhosa: Rio" que pega carona na onda de "CityVille": em meados de abril, a Vostu lançou "MegaCity", que também guarda muita semelhança com o jogo da Zynga, mas, da mesma forma, conta com elementos brasileiros para se diferenciar. "Foi feito no Brasil para o Brasil", diz Daniel Kafie, executivo-chefe da Vostu, acrescentando que a companhia tem estúdio em São Paulo (SP).
Sobre as coincidências entre os dois jogos, Kafie resume que "toda categoria de cidade é similar" e complementa: "Em games, não existe cópia, mas evoluções. Há uma diferença bem grande [entre 'MegaCity' e 'CityVille']. Você poderia dizer que 'CityVille' é uma cópia deliberada de 'Social City' [da Playdom], que saiu oito meses antes".
"Na indústria dos jogos sociais existem categorias que todo mundo faz: jogos de fazenda, de restaurante... o formato e o design é muito similar", admite, no entanto.
Paixões nacionais
Dr. Hollywood em ação
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O lançamento de "Cidade Maravilhosa: Rio" feito apropriadamente na capital fluminense e contou com o reforço de Robert Ray, o "Dr. Hollywood". E o que o famoso cirurgião plástico das estrelas tem a ver com o jogo? "Meu envolvimento com o Quepasa já faz muitos anos. Veio antes de todos os meus sete produtos [como a de moda masculina]", explica. "Aprendo muitos negócios com meus filhos. Percebi que eles passam 6, 7, até 8 horas por dias nesses sites [de games]". "Então pensei: o Brasil é uma potência econômica, então, por que não ter um jogo brasileiro também? Hoje, ser brasileiro é muito legal em todo o mundo. Então, quando John Abbott [executivo-chefe da Quepasa] queria fazer isso, na hora me envolvi", arrematou. "Estou muito orgulhoso desse jogo".
O executivo também confia no conteúdo voltado para os brasileiros como um diferencial para o público nacional: "MegaCity" é sincronizado com o calendário daqui - ou seja, o Dia dos Namorados é em junho - e possui itens como orelhão e estádio de futebol. Outra adaptação é que, diante das características de acesso à internet no país - muitos acessam de lan houses -, existe um esforço de ter mais coisas que fazer numa mesma sessão. "O 'level up' é muito mais rápido em 'MegaCity' do que em outros games", garante.
Kafie também acredita que, com as expansões, "MegaCity" ficará cada vez mais diferente da concorrência. Não que a estação de trem subterrâneo, previsto para breve, vá fazer isso, pois "CityVille" e "Cidade Maravilhosa: Rio" já a tem (só não é um metrô), mas existem funcionalidades previstas que explorarão mais as paixões nacionais. Num deles, o jogador vai coleciona itens relacionados aos clubes de futebol e inaugurar estádios. Não se sabe se o Itaquerão, apelido do prometido estádio do Corinthians, está entre eles, mas é muito mais provável que se torne realidade antes no mundo virtual.
E, se Dr. Rey foi a estrela da Mentez para seu game, a Vostu também ataca com uma celebridade de peso. No caso, peso pluma, pois estamos falando da supermodelo Adriana Lima, que estrela o comercial de "MegaCity". Segundo Kafie, é a primeira vez que um jogo social tem uma campanha de publicidade na TV.
Compare os jogos de cidades
Título | CityVille | Cidade Maravilhosa: Rio | MegaCity |
Lançamento | 02/12/2010 | 11/05/2011 | 14/04/2011 |
Publisher | Zynga | Mentez | Vostu |
Línguas | Inglês | Português, espanhol e inglês | Português |
O que é | Jogo social de administração de cidade | Jogo social de administração de cidade | Jogo social de administração de cidade |
Cenário | Uma porção de terra que encontra o mar e tem construções inspiradas na cultura norte-americana e oeste-europeia | Uma porção de terra que encontra uma praia e tem paisagens e construções inspiradas na capital do Rio de Janeiro | Uma porção de terra que encontra uma praia e tem elementos brasileiros como orelhões |
Principais ícones | Moeda dourada para dinheiro, estrela azul para experiência, caixa para produto, coração para reputação e um raio estilizado amarelo para energia | Moeda dourada para dinheiro, estrela azul para experiência, caixa para produtos, coração para reputação e um raio estilizado amarelo para energia | Moeda dourada para ouro estrela azul para experiência, caixa para produto, "dedo joinha" para reputação e um raio estilizado amarelo para energia |
Indicadores na parte superior da tela | Da esquerda para direita, segue: moeda "normal", dinheiro "especial", energia (reputação quando estiver visitando cidades dos amigos), produto e nível da cidade | Da esquerda para direita, segue: moeda "normal", dinheiro "especial", energia (reputação quando estiver visitando cidades dos amigos), produto e nível da cidade | Da esquerda para direita, segue: moeda "normal", dinheiro "especial", energia (reputação quando estiver visitando cidades dos amigos), produto e nível da cidade |
Itens do menu de "Construir" | Da esquerda para a direita: novidade, moradia, negócios, decorações, plantações, fretes, prédios comunitários, energia, expansões, monumentos e maravilhas | Da esquerda para a direita: novidade, moradia, negócios, decorações, plantações, fretes, prédios comunitários, energia, expansões, monumentos e maravilhas | Da esquerda para a direita: novidade, residências, negócios, decorações, agricultura, barcos, edifícios públicos, energia e expansões |
Mecânica de jogo | O objetivo é construir uma cidade. As casas fazem aumentar a população, enquanto as plantações e o sistema de frete fornecem produtos. Estes alimentam os negócios (a quantidade de lojas depende do tamanho da população). O limite máximo de moradores na metrópole é determinado pela quantidade de prédios comunitários, que dependem de dinheiro especial ou ajuda de amigos para ter sua construção terminada. Silos e celeiros aumentam a capacidade de estoque de produtos | O objetivo é construir uma cidade. As casas fazem aumentar a população, enquanto as plantações e o sistema de frete fornecem produtos. Estes alimentam os negócios (a quantidade de lojas depende do tamanho da população). O limite máximo de moradores na metrópole é determinado pela quantidade de prédios comunitários, que dependem de dinheiro especial ou ajuda de amigos para ter sua construção terminada. Silos e celeiros aumentam a capacidade de estoque de produtos | O objetivo é construir uma cidade. As casas fazem aumentar a população, enquanto as plantações e o sistema de frete fornecem produtos. Estes alimentam os negócios (a quantidade de lojas depende do tamanho da população). O limite máximo de moradores na metrópole é determinado pela quantidade de prédios comunitários, que dependem de dinheiro especial ou ajuda de amigos para ter sua construção terminada. Silos e celeiros aumentam a capacidade de estoque de produtos |
Principais itens característicos | Zoológico e suas lojas temáticas, franquias (permite construir lojas na cidade de amigos e vice-versa), festa da piñata, restaurante de tacos, loja de games, estádio de bêisebol, Big Ben, Chicago Tower, Empire States, Coliseu de Roma e Torre Eiffel | Calçada de Copacabana, churrascaria, quadra de vôlei de praia, fazenda de peixes, escola de surf, estádio de futebol (muito similar ao Maracanâ), morros da Mangueira e Salgueiro, Pão de Açúcar e Cristo Redentor | Fonte de chocolate, emissora de TV, plaquinha para mamãe, baideira do Brasil, orelhão, casa de sinuca, quiosque de praia e loja de chinelos |
Onde encontrar | No Facebook | No Orkut e Facebook (Mentez promete o game para Facebook até o fim de maio) | No Orkut e Facebook |
Quanto custa | Gratuito para jogar, mas pode-se comprar dinheiro "especial" (cash) com moeda real | Gratuito para jogar, mas pode-se comprar dinheiro "especial" (din din) com moeda real através do Paymentez, que aceita também PagSeguro, do UOL, e MercadoPago, do Mercado Livre, além de cartões pré-pagos | Gratuito para jogar, mas pode-se comprar dinheiro "especial" (grana) com moeda real através do Vostupag, que aceita boleto bancário, cartão de crédito e Mercado Pago, do Mercado Livre, além de cartões pré-pagos |
*O jornalista viajou a convite da Mentez.