Topo

Katamari Damacy Vita

André Forte

Do Gamehall

14/02/2012 12h20

Conhecida pela diversão pura e simples em todos os sistemas em que foi lançada, a franquia "Katamari Damacy" conquistou uma legião de fãs de todos os tipos, seja o mais casual até os mais veteranos nos controles. Dessa forma, o anúncio de "Touch My Katamari" para o PS Vita não chega a ser nenhuma surpresa por parte da Namco Bandai.

Assim como já visto em seus antecessores, em "Touch my Katamari" o objetivo é rolar a bola Katamari pelo cenário em busca de objetos para 'agarrar' e, consequentemente, aumentar o tamanho de sua esfera com o máximo possível de bugigangas. Tal busca por tralhas do cenário pode acontecer por tempo limitado ou ao encontrar determinado objeto escondido pelo cenário.

A novidade no Vita é a nova mecânica que permite usar as telas sensíveis ao toque para controlar a bola, além de esticar ou encolher a Katamari. Se optar por esticar, a bola poderá coletar um número ainda maior de itens, ao passo que o encolhimento faz com que a bola entre em locais mais estreitos.

Tais mudanças fazem com que o game do PS Vita tenha seus controles mais próximos do jogo para o iPhone e demais dispositivos com iOS da Apple, que foi nitidamente pensada para o publico casual. Vale lembrar que apesar de contar com esse esquema na tela de toque, o jogador pode também mover a bola e girar a câmera do jeito tradicional, ou seja, com as duas alavancas analógicas.

Fugindo da mesmice

Os veteranos na série notarão que a Namco Bandai não se preocupou em renovar o aspecto visual no PS Vita. Do contrário, o gráfico prevê cenários muito parecidos com os primeiros games da série para o PlayStation 2, com a utilização até exagerada de elementos com poucos detalhes.

Entre os cenários 'já manjados', destaque para os quartos bagunçados e repletos de sujeira e os amplos jardins que mostram as partes externas de uma casa e muito verde para todos os lados.

Por isso, para fugir do rótulo de game reciclado, "Touch My Katamari" aposta em extras como a possibilidade de coletar e mudar a roupa do fanfarrão King of All Cosmos, baixar mais estágios e ouvir músicas de artistas populares.

Veja também

Um desses músicos é Shigeru Matsuzaki, do anime "Cobra The Animation", com a trilha "Katamari on the Stage". Essa música, aliás, você pode conferir no vídeo de introdução do jogo, logo abaixo:
 

ASSISTA À INTRODUÇÃO DE "TOUCH MY KATAMARI"

  •  

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Katamari Damacy Vita - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Start