Escape Plan
10/02/2012 08h00
Se você olhar as fotos de “Escape Plan” talvez se lembre de um clássico para Xbox 360: “Limbo”. E a comparação não é errada. Além de recorrer às cores preta, branca e cinza para compor personagens e cenários, o jogador precisa colocar o raciocínio à prova para superar os diversos obstáculos presentes em cada fase.
O jogo tem uma história para motivar o jogador a avançar pelos estágios: Lil e Laarg são os últimos sobreviventes de uma fábrica em que tudo está sendo encaminhado para a reciclagem. Cabe ao jogador ajudar a dupla a escapar do local sã e salva – e sem morrer muito.
Pela sua vida
Quem se aventurar em “Escape Plan” vai perceber que os dois personagens possuem habilidades diferentes: Lil pode correr e inalar gases de tanques para se transformar em um balão, enquanto Laarg, mais avantajado, pode usar o seu peso para quebrar coisas frágeis. Logo, parte da estratégia será alternar entre eles no momento certo para avançar pelos estágios.
Várias armadilhas estarão espalhadas pelo caminho da dupla: ventiladores, dispositivos elétricos, espinhos e até mesmo o próprio cenário. Lil e Laarg são frágeis, e queda de uma altura muito alta resulta em morte. As mortes, aliás, são marcadas nas barrigas dos personagens, ajudando você a controlar quantas vezes cada um falhou.
O jogo também conta com suporte às telas de toque, que o jogador usa para interagir com os cenários. Num determinado estágio, por exemplo, a área traseira do portátil faz com que plataformas baixem para formar o caminho para os personagens. Já o giroscópio move a dupla quando ela está em queda livre, enquanto os controles analógicos são reservados para a câmera.