Lumines: Electronic Symphony
Douglas Vieira
Do Gamehall
07/02/2012 08h00
“Tetris” fez escola ao longo dos anos e inspirou vários jogos, mas poucos se arriscaram a ir além do que o original oferece. Uma das séries que ousou acrescentar algo a mais é “Lumines”, que já passou por diversas plataformas e chega ao PlayStation Vita com “Lumines: Electronic Symphony”.
A ideia por trás do game é simples: reunir as pedras que caem “do céu” de acordo com as suas cores. Se pelo menos quatro delas estão reunidas, o diagrama ganha mais espaço e o jogador continua vivo na partida. Mas há um porém: os blocos não somem automaticamente, apenas quando uma linha passa por cima delas.
Enquanto tudo isso acontece, o jogador curte músicas de artistas de renome e de diversas partes do mundo. A edição para PlayStation Vita apresenta 34 faixas, sendo uma delas da brasileira Bebel Gilberto.
O jogo também conta com novidades nos controles. Para quem se perde movimentando as peças em games do gênero utilizando o direcional ou o controle analógico, “Lumines: Electroinc Symphony” traz a opção de usar as telas de toque frontal e traseira para movimentar as pedras, o que pode ser uma boa pedida para iniciantes.
Fechando o pacote há o sistema de experiência, com pontos que são obtidos de acordo com o desempenho na partida e são úteis para habilitar extras como avatares, que contam com habilidades especiais para ajudar a cada rodada.