Aos trancos e barrancos

Davi, do BBB 24, prometeu dar casa à mãe, notificada pela Prefeitura de Salvador para deixar atual residência

Weslley Neto De Splash, em Salvador Weslley Neto/Splash
Weslley Neto/Splash
Entrada da casa da mãe de Davi Brito, participante do BBB 24

Há um mês, a família de Davi Brito, 21, não almoça direito. A rotina mudou totalmente devido ao sucesso que o baiano faz no BBB 24. Muita coisa está em jogo: o passado de trabalho duro do jovem, os problemas de saúde, processos na Justiça e até a moradia da mãe.

Splash visitou Cajazeiras, maior bairro de Salvador, local em que Davi cresceu. Além de conhecer a casa em que o motorista de aplicativo passou a infância — hoje ocupada pela irmã, Raquel Brito, 23, a reportagem também esteve na residência em que mora Elisângela Brito, a mãe do participante do reality.

O brother prometeu uma casa nova à mãe antes de entrar no reality. Em novembro, a Codesal (Defesa Civil de Salvador) enviou a primeira notificação pedindo que Elisângela Brito, 49, evacuasse a área de sua casa devido ao risco de deslizamento de terra. Fixo em um barranco, o imóvel pode desmoronar em decorrência das chuvas.

No fundo da casa há um deslizamento de terra mesmo com a lona que colocaram. Fui notificada para sair, evacuar esse imóvel imediatamente. Não posso ficar aqui.

Elisângela Brito, mãe de Davi

Weslley Neto/Splash

Desde então, Elisângela dorme na sala de casa com a filha Maria Eduarda, 7. Membros da Codesal recomendaram que a ex-vendedora não ocupasse mais um dos quartos, o que foi acatado.

A mãe de Davi pensa em retornar à sua antiga casa, passando a morar com Raquel. Ela ocuparia o quarto em que Davi nasceu e cresceu. O cômodo conta apenas com um colchão e um guarda-roupa vazio —onde o motorista guardava seus itens antes de se mudar para viver com a namorada, Mani Reggo, 41.

Splash teve acesso aos documentos em que prefeitura fez a solicitação. A reportagem entrou em contato com a Codesal no sábado (3) para mais informações, e o conteúdo será atualizado caso a empresa se manifeste.

Elisângela foi vendedora e hoje cuida de um pula-pula. Ela monta o brinquedo em uma praça e cobra ingressos das crianças que querem brincar. Constantemente reconhecida nas ruas do bairro devido ao BBB, ela deixou de frequentar o local diariamente.

Mãe e Irmã de Davi expõem sonhos e como era a vida dele antes do BBB 24

Weslley Neto/Splash Colchão do quarto em que Davi cresceu; Elisângela deve se mudar para ocupar este espaço na casa da filha Raquel

Colchão do quarto em que Davi cresceu; Elisângela deve se mudar para ocupar este espaço na casa da filha Raquel

Reprodução
Davi ao lado de Elisângela Brito

Problemas de saúde

Davi sofreu três infartos, segundo a mãe. O período mais difícil da vida do brother ocorreu no Exército e durou cerca de um ano e meio. Em um dos episódios, ele precisou rastejar pela casa para pedir ajuda por meio de um celular, conta Elisângela.

O agora famoso motorista também sofreu problemas de saúde durante a infância e a adolescência devido à péssima alimentação. Raquel afirmou ter sofrido com as mesmas questões —o que aproximou a dupla do sonho de trabalhar na área da saúde. Hoje. Raquel é formada em técnica de enfermagem. Davi ganhou no BBB uma bolsa de estudos para realizar o sonho de cursar medicina.

Brother começou a trabalhar aos 10 anos vendendo frutas e verduras em uma feira. A situação financeira da família piorou após a terceira gravidez da mãe. Aos 15 anos, ele passou a ser a principal fonte de renda da família.

Davi foi vender balas nos ônibus, água no bairro da Lapa, para poder sustentar a nossa casa. Ele pagou um aluguel vendendo água, sustentou nossa família.

Raquel Brito, irmã de Davi

Reprodução/TV Globo

'Inimigos' no BBB

A família discorda que Davi seja agressivo ou manipulador. Os termos foram utilizados por Wanessa Camargo, Yasmin Brunet, Rodriguinho e MC Bin Laden em referência às atitudes do baiano na casa.

A mãe e a irmã avaliam que Davi sofre perseguição de outros participantes. Elas apontam que até os gestos positivos do motorista na cozinha foram julgados de forma equivocada.

Eu vi pessoas dizendo que queriam dar uma voadora, queriam quebrar a perna do Davi. São termos de agressão. Eu acho que, se o programa não protegesse, eles até executariam.

Elisângela Brito, mãe de Davi

Weslley Neto/Splash

Davi fez muitos inimigos no jogo e só permanece no reality pelo apoio do público, segundo sua mãe. "O primeiro voto de Davi foi em Rodriguinho. Ele deve ter pensado: como um integrante do puxadinho teve a audácia de votar em mim?"

Para Elisângela, ninguém é 100% ruim. Isso explica a decisão de Wanessa Camargo de ceder a bolsa de estudos para Davi em uma das dinâmicas do programa. Para a ex-vendedora, a cantora se apegou a algum aspecto negativo do filho no confinamento.

Brother decidirá se entrará na Justiça contra colegas de confinamento ou se vai denunciar declarações feitas em redes sociais. Todos os materiais com ofensas proferidas dentro e fora da casa estão sendo reunidos, segundo Ronaldo Monteiro, advogado da família.

Weslley Neto/Splash A sala da casa da mãe de Davi, do BBB 24

A sala da casa da mãe de Davi, do BBB 24

Weslley Neto/Splash

Mãe x namorada

Elisângela sofreu ataques nas redes sociais após publicar vídeo. Ela afirmou que a nora estaria sendo gananciosa na gravação. "Você é uma pessoa digna, sua família, mas esse comportamento seu é abominável", disse sobre Mani Reggo.

A família cuida das redes sociais e do marketing de Davi. A mãe do motorista afirmou ter procurado a namorada e pedido ajuda, mas ela não deu retorno sobre qualquer ajuda durante a participação do jovem no BBB 24. "Davi pediu para que todos ficassem juntos, mas não aconteceu", analisou.

Procurada, Mani optou por não comentar sobre o assunto. "Mani só está fazendo pautas sobre a relação com Davi, além de construção feminina e etarismo", informou a cunhada do participante do BBB, Fabiana Rego.

Mani não me deu retorno. Deixou as pessoas me xingando. Meu filho é trabalhador. As pessoas conhecem ele aqui. Está doendo. Ela vê a nossa luta. Por que ela está fazendo isso?

Elisângela Brito, mãe de Davi, chorou ao falar sobre nora

O que dizem sobre Davi?

Ele é ruim de bola (no futebol). A gente colocava ele de zagueiro. Ele acertava sempre os atacantes, pois não conseguia achar a bola. Perdia o amigo, mas não perdia a jogada.

Joelton Ferreira, amigo de infância

Não vejo Davi como médico. Vejo como vendedor, como empreendedor, como dono de restaurante, mas como médico eu não enxergo. Não sei por quê. Mas é o sonho dele, vamos respeitar.

Elisângela Brito, mãe de Davi

'Calabreso' não foi uma forma de ofender, o público sabe. É uma forma carinhosa, uma das gírias baianas que usamos para brincar. Ele também usa 'Ludmillo'. Graças a Deus o povo entendeu.

Raquel Brito, irmã de Davi

Weslley Neto/Splash Vista da janela da casa da mãe de Davi, do BBB 24

Vista da janela da casa da mãe de Davi, do BBB 24

Topo