Topo

Artista recebe ameaças por pintar líderes de Kosovo e Sérvia se beijando

Ermira Murati posa ao lado de pintura que mostra o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, se beijando - REUTERS/Fatos Bytyci
Ermira Murati posa ao lado de pintura que mostra o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, se beijando Imagem: REUTERS/Fatos Bytyci

Fatos Bytyci

Pristina, Reuters

27/02/2023 11h12Atualizada em 27/02/2023 11h40

Enquanto os líderes de Kosovo e Sérvia se reúnem ainda nesta segunda-feira para negociar um acordo de paz, uma jovem artista da capital do Kosovo, Pristina, provavelmente continuará recebendo ameaças por causa de uma pintura que mostra os líderes dos dois países se beijando.

A pintura de Ermira Murati, que tem 3 metros de altura, mostra o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em um abraço, beijando-se na boca com os olhos fechados.

"Eu vejo o relacionamento deles como uma atuação... e ambos os povos, do Kosovo e da Sérvia, estamos assistindo ao mesmo show", disse Murati, conhecida como Orange Girl, à Reuters, apresentando sua pintura, que mostra os dois homens em ternos pretos contra um fundo laranja brilhante.

"Apesar de quão profundas são as relações caóticas entre Kosovo e a Sérvia, acho que nossa juventude ama a paz mais do que qualquer outra coisa."

Kurti e Vucic têm uma reunião prevista em Bruxelas ainda nesta segunda-feira, onde devem endossar um acordo apoiado pelo Ocidente para normalizar as relações e encerrar décadas de hostilidades.

Se não chegarem a um acordo, enfrentarão isolamento internacional e menos ajuda financeira da União Europeia e dos Estados Unidos.

"A história registra beijos desde os momentos de dor e despedida. Mas a história também nos lembra de beijos de fraternidade e até de traição. Será este um deles?", escreveu Murati em suas contas de mídia social ao revelar a pintura em 17 de fevereiro, quando Kosovo comemorou seu 15º ano de independência da Sérvia.

Milhares de pessoas postaram comentários nas redes sociais sobre a pintura de Murati, a maioria usando discurso de ódio e alguns até fazendo ameaças de morte.

"Você merece uma bala", disse um usuário.

Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, mas Belgrado nunca reconheceu a condição de Estado de sua antiga província separatista e ainda a considera parte de seu território.