Topo

'Versos Satânicos' aparece entre os mais vendidos após ataque a Rushdie

Salman Rushdie foi esfaqueado 10 vezes no pescoço, estômago, peito, coxa e olho - Reprodução/Facebook
Salman Rushdie foi esfaqueado 10 vezes no pescoço, estômago, peito, coxa e olho Imagem: Reprodução/Facebook

EFE, Nova York

16/08/2022 20h42Atualizada em 17/08/2022 08h18

"Os Versos Satânicos", a obra mais conhecida e polêmica de Salman Rushdie, apareceu entre os livros mais vendidos da Amazon nos Estados Unidos depois que o escritor foi esfaqueado na última sexta-feira enquanto participava de uma conferência no estado de Nova York.

A obra encabeçou nesta terça-feira a lista dos livros mais vendidos da seção Literatura Contemporânea e Ficção e apareceu em 27º lugar no ranking geral dos mais vendidos do portal de comércio eletrônico.

Publicado originalmente em 1988, "Os Versos Satânicos" despertou a ira de muitos muçulmanos, que o consideraram um insulto ao Corão - por incluir um personagem caricaturesco inspirado no profeta Maomé - e fizeram com que fosse banido em muitos países.

Alguns meses depois, o aiatolá Khomeini do Irã emitiu uma fatwa pedindo a morte de Rushdie e uma recompensa milionária foi oferecida por sua cabeça, forçando o autor a viver escondido por anos.

Rushdie, cuja vida voltou a uma certa normalidade após se estabelecer em Nova York em 2000, foi atacado na última sexta-feira por um jovem americano de origem libanesa, que foi preso e acusado de tentativa de homicídio.

O escritor, que estava no palco durante uma conferência literária na cidade de Chautauqua, foi esfaqueado várias vezes e continua hospitalizado com ferimentos graves.

Rushdie sofreu danos em seu fígado, um braço e um olho, que ainda pode perder, mas está progredindo positivamente e não precisa mais de ventilação assistida.

De acordo com fontes anônimas citadas pela imprensa local, o escritor de origem indiana foi ouvido por policiais no hospital e foi "eloquente", embora nada do que tenha relatado sobre o ataque tenha sido divulgado. EFE