Topo

Beyoncé: por que acusações de capacitismo vão fazer cantora regravar letra

Beyoncé Imagem: Reprodução

Mark Savage - Repórter de Música da BBC

01/08/2022 18h51

A ativista Hannah Diviney diz que o novo incidente após a controvérsia com a cantora Lizzo, envolvendo a mesma palavra, 'parece um tapa na cara'.

Uma porta-voz da cantora Beyoncé afirmou que ela vai mudar a letra da música "Heated" após críticas por conter um termo ofensivo a portadores de algumas condições neurológicas.

A faixa, que também tem como um dos autores o rapper canadense Drake, está no novo álbum da cantora, "Renaissance". O termo aparece duas vezes ao longo da música.

Recentemente, a estrela pop americana Lizzo se desculpou por usar a mesma palavra em sua música "GRRRLS".

Em junho, Lizzo se desculpou e regravou a faixa, removendo a letra ofensiva.

"Deixe-me esclarecer uma coisa: nunca quero promover linguagem depreciativa", escreveu ela em um comunicado postado nas redes sociais.

"Como uma mulher negra gorda na América, eu tive muitas palavras ofensivas usadas contra mim, então eu entendo o poder que as palavras podem ter (seja intencionalmente ou não, como foi o meu caso)".

O termo que Beyoncé e Lizzo usaram é uma abreviação em inglês para espasmos que caracterizam algumas condições neurológicas.

A ativista Hannah Diviney diz que esse novo incidente envolvendo a mesma palavra em tão pouco tempo "parece um tapa na cara".

"Estou cansada e frustrada por termos essa conversa novamente depois de recebermos uma resposta tão significativa de Lizzo", afirmou ela à BBC.

O Scope, um grupo em prol das pessoas com deficiência, pediu que Beyoncé regrave a faixa sem o termo ofensivo.

"As palavras importam porque reforçam as atitudes negativas que as pessoas com deficiência enfrentam todos os dias", diz o gerente de mídia Warren Kirwan.

"Beyoncé tem sido uma defensora da inclusão e da igualdade, então pedimos que ela remova essa palavra ofensiva."

A BBC entrou em contato com os representantes de Beyoncé para um posicionamento.

"É irritante porque é uma palavra que pega", diz Nikki Fox, correspondente da BBC para assuntos sobre pessoas com deficiência. "Mas é uma palavra horrível."

"É um termo que nunca usaríamos no Reino Unido - embora reconheçamos que às vezes é usado de maneira diferente nos EUA."

Fox diz que a faixa tem 11 compositores e provavelmente passou por várias pessoas da gravadora de Beyoncé.

"Se você pensar em quantas pessoas ouviram a faixa e nenhuma delas pensou 'espere um pouco' nem estavam cientes da polêmica quando Lizzo usou a mesma palavra... É muito decepcionante. "

Comentários semelhantes foram feitos nas redes sociais depois que "Renaissance" foi lançado na última sexta-feira (30)

"Qual o sentido de Lizzo mudar a letra se Beyoncé pode soltar uma música que tem exatamente a mesma palavra?" perguntou @theblackgirlwarrior, uma ativista em prol dos portadores de epilepsia, no TikTok.

A ativista Hannah Diviney reconheceu que pode ser mais difícil obter um pedido de desculpas de Beyoncé, por causa do status que ela tem como pop star.

"Mas isso me deixa mais determinada a conseguir uma resposta."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Beyoncé: por que acusações de capacitismo vão fazer cantora regravar letra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade