Conteúdo publicado há 7 meses

Taylor Swift: Mãe de jovem morta cita falta de suporte e fãs fazem vaquinha

Os fãs de Taylor Swift estão em campanha nas redes sociais para ajudar a família de Ana Clara Benevides, fã que morreu no primeiro show da cantora no Engenhão (RJ), na sexta-feira (18), a custear o traslado do corpo a Mato Grosso do Sul.

O que aconteceu?

Os pais da fã de Taylor Swift relataram dificuldade para levar o corpo da jovem do Rio de Janeiro para Sonora, em Mato Grosso do Sul. Eles disseram que ao Fantástico, da TV Globo, que T4F —empresa responsável pelo "The Eras Tour" no Brasil— não ofereceu ajuda. A T4F disse, em nota, que a família de Ana Benevides "não quis falar" com eles.

"O pessoal do show, que montou, não está dando suporte pra gente trazer ela pra casa. Sei que essas coisas nem passam pelos cantores, os artistas nem ficam sabendo disso. Infelizmente, a gente está arcando com tudo e a minha fila ainda não chegou", desabafou Adriana, mãe de Ana Clara Benevides.

Comovidos com a situação, os fãs da cantora norte-americana começaram a se movimentar para ajudar a família da jovem. Assim, Thiago Fernandes, amigo de Ana Benevides, usou as redes sociais para divulgar um QR para arrecadação do dinheiro e agradeceu o apoio.

"Incrível que nós swifties temos que fazer algo que a empresa tinha que ser responsável. Um descaso! Felizmente os fãs e a cantora tem o censo de humanidade", escreveu.

Com mais de 200 mil seguidores, o perfil Update Swift Brasil, um dos maiores fãs-clubes de Taylor no pais, publicou uma campanha de pix na rede social X, o antigo Twitter, para ajudar a família da estudante.

"É com pesar que informamos que a família de Ana teve que recorrer a um empréstimo para possibilitar seu retorno para casa. Infelizmente, a T4F segue decepcionando e não ofereceu suporte nessa questão", diz um trecho da publicação.

Continua após a publicidade

Splash entrou em contato com a família de Ana Clara Benevides para saber como está o processo de translado do corpo para o Mato Grosso do Sul e colher informações do sepultamento e aguarda um posicionamento.

A T4F disse, em nota, que a família de Ana Benevides "não quis falar" com eles. A produtora destacou "continuar com canal aberto" para contato com os pais da jovem.

"Nós realizamos o contato com a família via nossa equipe de assistência social e respeitamos o direito de privacidade da família e dos amigos neste momento de dor e luto que não quiseram falar conosco. Reforçamos que continuamos com o canal de contato aberto com a família e solidários neste momento difícil ficamos à disposição para dar toda a assistência necessária", diz o comunicado.

Qual a causa da morte?

A jovem desmaiou enquanto Taylor cantava a segunda música. Ela foi socorrida e levada ao hospital, onde foi constatada uma parada cardiorrespiratória.

Continua após a publicidade

A estudante de psicologia viajou do Mato Grosso do Sul para a capital fluminense justamente para a apresentação da cantora norte-americana.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio disse que ainda não dá para "precisar a causa da morte [de Ana Benevides], que será investigada pelo IML". Splash também conversou com a Polícia Civil, que confirmou a causa da morte como indefinida.

"Serão feitos exames toxicológicos e patológicos para definir a causa. O prazo do laudo é de 30 dias. O corpo da jovem já está liberado e a família pretende fazer o traslado para a cidade da família", informaram as autoridades.

Amigas que estavam com Ana Clara também compareceram ao IML ontem para prestar esclarecimentos. Elas estavam assustadas e não falaram com a imprensa sobre o ocorrido.

Para Splash, Weiny Machado, pai da jovem, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha. "Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou."

Gabriela Benevides, prima de Ana Clara Benevides, afirmou que a jovem bebeu água e se alimentou antes de desmaiar. "Ela recebeu água porque estava bem na frente do palco. Também se alimentou. Só felicidade e alegria", disse Gabriela para Splash após deixar a delegacia.

Continua após a publicidade

Amigas de Ana Clara também compareceram à delegacia. Elas estavam assustadas e não falaram com a imprensa sobre o ocorrido. A causa da morte da estudante só deve ser esclarecida após a conclusão dos exames do IML.

T4F emitiu nota lamentando o episódio. "Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift lamentou a morte da fã. "Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais."

Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show
Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show Imagem: Reprodução/Instagram

Deixe seu comentário

Só para assinantes