Topo

Jeff Machado: suspeito que teria confessado ocultação do corpo já foi preso

Jeff Machado: suspeito de matar o ator foi preso por roubo em 2019 - Reprodução/Instagram
Jeff Machado: suspeito de matar o ator foi preso por roubo em 2019 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

31/05/2023 20h09

Jeander Vinícius da Silva Braga, 29, um dos suspeitos de participar no assassinato de Jeff Machado, foi preso em flagrante por roubo em junho de 2019. Advogado da família de Jeff Machado disse que Jeander teria confessado ter participado da ocultação do corpo do ator.

O que aconteceu?

O caso foi registrado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Jeander permaneceu detido por quatro meses após roubar o celular de uma mulher em Copacabana, zona sul da capital carioca.

Após retirar o aparelho da cintura da vítima, Jeander foi alcançado por pedestres após a mulher tentar alcançá-lo e gritar "pega ladrão". Ele respondeu ao processo em liberdade condicional até abril de 2023.

O acusado de matar Jeff Machado disse trabalhar como ajudante de padeiro e ter seis filhos. O relato aparece na decisão em audiência assinada pela juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza.

Processo foi arquivado em 25 de abril deste ano. Jeander conseguiu um acordo com o Ministério Público após a juíza argumentar que o acusado era réu primário e tinha bons antecedentes.

O processo por roubo pode ser reaberto após as novas investigações relacionadas à morte de Jeff Machado. Jeander confessou ter participado da ocultação do corpo do ator em depoimento à DDPA (Delegacia de Descoberta de Paradeiros) na última sexta-feira (26).

Em contato com Splash, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que Jander ainda não foi detido. Também foi solicitada a prisão de Bruno de Souza Rodrigues, outro suspeito de participar do crime.

O que se sabe até agora

Jeff estava desaparecido havia quatro meses. A família começou a suspeitar do sumiço no dia 27 de janeiro, e no dia 9 de fevereiro ele foi declarado desaparecido pela polícia.

Os restos mortais estavam dentro de um baú que pertencia ao ator. O corpo foi encontrado na última segunda-feira (22), enterrado e concretado no chão de um imóvel em Campo Grande (RJ), região em que Jeff morava.

O corpo tinha um fio em torno do pescoço e os braços amarrados acima da cabeça. As condições apontavam para a possibilidade de estrangulamento como causa da morte. Apesar disso, segundo o laudo de necropsia, o estágio avançado de decomposição impede a definição exata da causa da morte.