Topo

Colômbia e óculos: Vencedor do Oscar, 'Encanto' quebrou padrões na animação

Dolores e Mirabel Madrigal, de "Encanto", em cena da canção "We Don't Talk About Bruno" Imagem: Walt Disney Animation Studios/Divulgação

De Splash, em São Paulo

27/03/2022 22h42

"Encanto", o filme mais recente da Walt Disney Studios, levou o prêmio de melhor animação no Oscar 2022. Dirigido por Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith, o longa conta a história de uma família colombiana guiada por magia e laços afetivos.

Sucesso nas plataformas digitais com a trilha sonora que inclui os hits "We Don't Talk About Bruno" e "Surface Pressure", o filme segue uma onda de renovação nos filmes da Casa do Mickey Mouse, que têm buscado incluir cada vez mais histórias com personagens que saem do eixo estadunidense. Além de 'Encanto', filmes como 'Luca', 'Raya e o Último Dragão' e 'Viva - A Vida é Uma Festa' seguem esta mesma linha.

Relacionadas

"Finalmente! Isso não acontecia antes", comemora John Leguizamo ("Moulin Rouge", "Olhos que Condenam"), que dá voz ao enigmático Bruno, um tio de Mirabel, em entrevista a Splash, sobre a representatividade latina. "Passou da hora de vermos mais personagens latinos nas telas."

"É algo muito bonito de se ver, a Disney dizendo que quer explorar a magia desse país", reflete a voz da protagonista Mirabel Stephanie Beatriz, nascida na Argentina e filha de pai colombiano e mãe boliviana.

"Não é apenas um filme que representa a comunidade latina, mas que conversa com toda a gama de cores que nós temos", reflete Leguizamo. "Tudo está representado no filme e, especificamente, os elementos colombianos. Sabe, temos arepas con queso, o vallenato [um ritmo musical colombiano]. Está tudo ali."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Colômbia e óculos: Vencedor do Oscar, 'Encanto' quebrou padrões na animação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade