Topo

Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga ficou cego aos 23 anos e foi pai aos 46

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

08/09/2021 20h34

Dudu Braga, que morreu hoje vítima de um câncer no peritônio, viveu 29 dos seus 52 anos com a deficiência visual, o que fez ele mudar os rumos de sua vida.

Na época em que perdeu a visão, aos 23 anos, o filho de Roberto Carlos trabalhava vendendo carros em uma concessionária do pai e sonhava em ser um surfista profissional, mas rumou para a música e o trabalho social após aceitar sua nova condição.

Relacionadas

Segundinho

Roberto Carlos com sua mãe, Lady Laura, e sua primeira esposa, Nice, mãe de Dudu Braga Imagem: Reprodução/Instagram/@dudubraga2

Nascido em 18 de dezembro de 1968, Roberto Carlos Braga Segundo, o Segundinho, mais conhecido como Dudu Braga, foi o primeiro filho biológico de Roberto Carlos com Nice Rossi, a primeira esposa do famoso cantor. Nice morreu de câncer em 1990, antes de o filho ficar cego.

Com Nice, Roberto Carlos ainda teve Luciana Braga, em 1970, e adotou a filha do primeiro casamento dela, Ana Paula, que morreu em 2011, aos 47 anos. Roberto Carlos é também pai de Rafael Torres Braga, nascido em 1965, antes de Dudu, mas reconhecido como filho apenas nos anos 1990.

Dudu Braga nasceu com glaucoma congênito, mas foi rapidamente tratado e enxergou normalmente até os 23 anos de idade. Ele contava sua história em palestras pelo Brasil e também falou sobre sua vida para Adriane Galisteu em uma entrevista ao programa "Face a Face", em 2016.

"Meu pai e minha mãe correram o mundo para que eu viesse enxergar. A gente foi para a Holanda para fazer o tratamento, eu com 15 dias de idade, era uma cirurgia experimental. Eu fiz sete cirurgias e enxergava normalmente. Vida absolutamente normal até os 23 anos. Fui surfista, dirigia, me formei", relembrou Dudu.

Cegueira

6.jun.2014 - Roberto Carlos abraça seu filho Dudu Braga em show no Na Mata Café, em São Paulo Imagem: Marcos Ribas/Photo Rio News

A cegueira veio depois de um descolamento de retina, aos 23 anos. "Aí foram mais sete cirurgias", contou o filho de Roberto Carlos, que depois de diversas tentativas de reversão disse ter se conformado com a cegueira.

"Eu tive sorte quando perdi a visão. Porque foi em um prazo de dois anos e meio. E isso me deu um tempo de adaptação que foi muito importante. Quando eu perdi a visão eu era vendedor de automóveis com meu pai que tinha concessionária."

Na época, Dudu chegou a ser operado por um médico brasileiro em Houston, nos Estados Unidos. Ele confessou ter sido privilegiado por ter tido todo o apoio necessário desde que nasceu, já que o pai já era famoso e tinha condições de cuidar de sua condição.

"Meu pai tem uma origem humilde, mas já nasci com meu pai podendo correr atrás de tudo. Me proporcionar esses tratamentos."

"Não é fácil perder a visão. Mas existem algumas coisas que ajudam. O fato de eu ter corrido atrás de tudo colocou um ponto final nessa história. Entendi que tinha ficado cego e que precisaria aprender a conviver assim."

Baterista, filantropo e pai

Dudu Braga com a esposa, Valeska, e a filha, Laura Imagem: Reprodução/Instagram/@dudubraga2

Publicitário de formação, Dudu Braga passou também a atuar como músico e produtor musical. Após perder a visão, ele montou uma gravadora, a BRG Music, e começou um programa de rádio, "As Canções Que Você Fez Pra Mim", que ele continuou fazendo até os últimos dias de vida, inclusive do hospital.

Dudu também passou a atuar em instituições beneficentes, sendo um dos fundadores da ONG Meninos do Morumbi, colaborador da Fundação Larama da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e colaborador da Fundação Dorina Novill para cegos.

Ele também passou a dar palestras pelo país falando sobre inclusão e contando sua história de superação depois de se tornar deficiente visual. Baterista, ele teve a ideia de tocar as músicas do pai em versão rock ao final das palestras, e a partir daí criou um novo projeto musical.

Em 2014, formou a banda RC na Veia, que tocava clássicos de Roberto Carlos na versão rock. Dudu assumiu a bateria do grupo, que já gravou inclusive com o próprio Roberto Carlos no DVD lançado em 2018.

Dudu Braga foi pai novamente aos 46 anos. Sua filha, Laura, nascida em outubro de 2015, é filha de Dudu com sua esposa, Valeska Braga. A menina chegou a acompanhar o pai no hospital em algumas internações.

O nome da garota é uma homenagem à avó de Dudu, Lady Laura, mãe de Roberto Carlos. A sétima neta de Roberto Carlos ganhou o apelido carinhoso de Baby Laura.

Dudu Braga também deixa os filhos Giovanna Braga, primeira neta mulher de Roberto Carlos, nascida em 1997, e de Gianpietro, frutos do primeiro casamento dele com Márcia Mello Malheiros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga ficou cego aos 23 anos e foi pai aos 46 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade