Topo

Estrela da música afegã descreve retorno do Taleban: 'O inferno, outra vez'

Ghezaal Enayat é a cantora de maior sucesso do Afeganistão há cerca de uma década Imagem: Reprodução/Instagram

Breno Boechat

De Splash, no Rio

18/08/2021 04h00

A cantora mais popular do Afeganistão foi às redes sociais para lamentar a retomada do poder pelo Taleban. Ghezaal Enayat, de 40 anos, usou a audiência de mais de 1,2 milhão de seguidores para relatar a situação do país desde a ofensiva militar que colocou o grupo fundamentalista no controle.

Com fotos e vídeos de civis tentando fugir do país, Ghezaal descreveu o panorama como "o inferno".

Juntos, eles transformaram nosso país no inferno, outra vez. Maldito seja cada um de vocês que negociou nosso Afeganistão. A história nunca esquecerá seus rostos sujos. Fiquei convencida de que as organizações internacionais e os direitos humanos não existem e até a humanidade está morta. Afeganistão, condolências.

Ghezaal Enayat, cantora afegã

Ghezaal Enayat tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Após a fuga do presidente Ashraf Ghani, no domingo, a cantora pediu que os afegãos permanecessem unidos. "Eu gostaria de poder fazer algo!", lamentou Ghezaal, antes de pedir orações ao povo de seu país.

Caros compatriotas, sejam pacientes e todos nós nos apegaremos a Deus e oraremos para que um milagre aconteça e todas as condições estejam de acordo com a vontade do povo do Afeganistão. Deus, tenha misericórdia e não deixe que todos acreditem que o céu dos afegãos não tem um Deus para responder às suas orações.

Ghezaal é uma das grandes artistas que apoiam a luta pelos direitos das mulheres no Afeganistão. Desde o ano passado, ela é uma das representantes do movimento "Where is My Name?" ("Onde está o meu nome?", em português), criado para que mulheres possam revelar seus nomes em público.

Ghezaal foi uma das primeiras mulheres a mostrar parte dos braços em shows no Afeganistão Imagem: Reprodução/Instagram

No país, mulheres são frequentemente forçadas por familiares a esconder os próprios nomes. A volta do Taleban ao poder é considerada uma ameaça às conquistas que as mulheres tiveram nos últimos 20 anos, como a não obrigatoriedade do uso da burca e o direito a trabalhar e estudar.

Antes mesmo da investida militar dos fundamentalistas, Ghezaal já havia demonstrado sua preocupação com a instabilidade política do país. "Qual será o destino do Afeganistão e de todas as conquistas deste país por muitos anos? O povo do Afeganistão simplesmente perdoará o crime cometido contra eles?", perguntou a artista na internet, na última sexta-feira.

Ontem, na primeira aparição pública desde a tomada de poder, o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, afirmou que as mulheres poderão trabalhar e estudar "dentro de nossas estruturas" e com base nos direitos garantidos no sharia, a lei islâmica.

A maior popstar do Afeganistão

Além da intensa participação na discussão política do país, Ghezaal é o maior ícone feminino da música afegã há mais de uma década. Nascida na capital Cabul, ela passou parte da infância na Turquia e fez universidade no Canadá, antes de se consagrar como cantora em seu país,

Gheezal é a primeira mulher a ficar comprovadamente milionária com arte no Afeganistão: em 2018, o patrimônio dela foi avaliado em US$ 10 milhões. E expandiu seus investimentos para outros ramos.

Há três anos, a cantora se mudou para Dubai, onde abriu um resort avaliado em US$ 3 milhões. Ela investiu na criação de uma rede de hotéis que, até 2023, deve ter mais de 20 unidades nos Emirados Árabes.

No início da carreira, os figurinos de Ghezaal eram mais conservadores Imagem: Reprodução/Facebook

A estreia como cantora aconteceu em 2009, ainda sem mostrar o rosto. Na época, as mulheres já podiam andar sem burca, mas a prática era (e ainda é) um tabu para muitas famílias, como a da artista.

Alguns anos passaram Ghezaal se firmou como uma das primeiras artistas a conquistar esse tipo de visibilidade. Primeiro, a cantora exibiu o rosto em videoclipes. Em seguida, os trajes que cobriam todo o corpo deram lugar a figurinos menos conservadores, com partes dos braços e das pernas da artista à mostra.

Na música, Ghezaal colecionou muitos prêmios, como o de melhor cantora na edição de 2012 do Aryana Television Awards, festa de uma das maiores emissoras de TV do Afeganistão. O sucesso foi tanto que a cantora estreou como apresentadora na emissora concorrente, a 1TV, líder de audiência no país.

Cantora foi a primeira mulher a ficar milionária com a música no Afeganistão Imagem: Reprodução/Instagram

O maior reconhecimento veio em 2017, quando ela foi escolhida como a artista do ano pela BBC da Pérsia. A conquista fez com que Ghezaal saísse em uma turnê por países como Estados Unidos e Canadá, mais um feito inédito para uma artista afegã.

Ghezaal foi também uma das primeiras mulheres a participar de comerciais no Afeganistão. Atualmente, ela atua também como influenciadora digital, com "publis" em suas redes sociais. Em uma publicação recente, a cantora se descreve como uma "mulher corajosa e apaixonada por seu país".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estrela da música afegã descreve retorno do Taleban: 'O inferno, outra vez' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade