Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Quais são as mudanças anunciadas para a Fórmula 1 em 2022?
Se o último campeonato se decidiu apenas na volta final em Abu Dhabi, não é difícil apontar que a Fórmula 1 2022 vai sacudir o mundo do automobilismo. Ou melhor, já começou agitando.
Nem Max Verstappen, atual campeão, tampouco Lewis Hamilton, 7 vezes melhor do mundo, iniciaram com o pé direito no GP do Bahrein, o primeiro da temporada.
Coube a Charles Leclerc confirmar o que já era esperado desde os testes na pré-temporada: a Ferrari vem com tudo para 2022. Tanto que seu companheiro Carlos Sainz completou a primeira dobradinha dos italianos em quase três anos.
Para muitos fãs, o resultado da primeira corrida da temporada já é um reflexo de tanta mudança na Fórmula 1. Novos pilotos, novo regulamento, novo calendário, brasileiros aguardando na lista de espera... Você está a par de tudo?
A seguir, vamos te explicar todas as alterações que vão tornar a Fórmula 1 de 2022 a mais acirrada de todos os tempos da categoria. Acompanhe!
Fórmula 1 em 2022: Mudanças de pilotos e equipes
Se para a última temporada houve várias alterações no grid, a Fórmula 1 em 2022 não fica atrás.
Começando pelo heptacampeão Lewis Hamilton que terá novo escudeiro, já que Valtteri Bottas não teve seu contrato renovado. Em busca do 9º título de Construtores, a Mercedes apostou no jovem George Russell.
Sim, dois ingleses juntos e, pelo que se repara, Russell promete disputa ferrenha com o hoje veterano Hamilton. E por falar em experiência, o campeão de 2007, Kimi Räikkönen, pendurou o macacão ao término da última temporada.
Bottas preencheu sua vaga na Alfa Romeo e terá como companheiro a única "cara" nova de 2022: Guanyu Zhou, o primeiro chinês titular na história da Fórmula 1.
A atual edição marca também o retorno de velhos conhecidos do grid. Russell saiu da Williams, que logo trouxe de volta o tailandês Alexander Albon após um 2021 "sabático".
Na Haas, Kevin Magnussen assumiu a vaga de Nikita Mazepin após a escuderia norte-americana romper o contrato do piloto russo, como consequência da guerra na Ucrânia.
Brasileiro em pista?
Detentor de oito títulos mundiais, o Brasil, assim como aconteceu no último ano, começou a Fórmula 1 2022 sem representantes titulares no grid de largada.
O mais próximo a esperar por um lugar na escuderia é Pietro Fittipaldi, que chegou a ser cotado para assumir a vaga de Mazepin na Haas. Entretanto, Magnussen acabou ganhando a disputa no último instante.
O neto de Emerson Fittipaldi é hoje o suplente direto na equipe norte-americana. Em 2020, o brasileiro de 25 anos disputou duas corridas após Romain Grosjean sofrer grave acidente no GP do Bahrein.
O que muda nos carros na temporada de 2022
Se a pandemia de Covid-19 adiou os planos da FIA, a Fórmula 1 de 2022 marca a introdução da revolução técnica na categoria. Após anos especulada, ela finalmente "sai do papel" e já foi testada in loco no Bahrein.
O UOL Play vai te atualizar sobre todas as alterações para a temporada na categoria. Prepare-se!
Mudanças após o GP da Bélgica A corrida em Spa-Francorchamps trouxe consequências significativas para o regulamento de 2022.
Para quem não se lembra, a chuva na Bélgica atrapalhou demais os comissários e os pilotos deram apenas duas voltas atrás do safety car.
Sem poder ser ultrapassado neste período, Verstappen, então pole position, foi declarado vencedor e a pontuação foi redistribuída pela metade entre os 10 primeiros. O imbróglio fez a FIA tomar atitude ríspida para a Fórmula 1 em 2022.
Agora:
O GP terá que ter, pelo menos, duas voltas sem safety car e sem o carro de segurança virtual para que os pilotos somem pontos.
Se a corrida não puder ser finalizada, os pontos serão distribuídos de acordo com a distância percorrida no respectivo GP.
Calendário
Já está decidido: a Fórmula 1 2022 será a mais longa em 72 anos. Além do GP do Bahrein vencido por Leclerc, a categoria percorrerá mais 22 circuitos.
Entre as novidades estão o retorno das provas na Austrália, em Cingapura e no Japão. O GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, também volta ao calendário após dois anos de restrições pela pandemia.
Quem estreia na programação é o GP de Miami em traçado nos arredores do Hard Rock Stadium, mas, por outro lado, a prova na Rússia, em setembro, foi removida. A FIA ainda não anunciou a substituta, mas a Turquia é a grande favorita.
Nova aerodinâmica
Para quem acompanhou a primeira prova no Bahrein, pôde perceber que os carros estão mais "lisos", fruto de um conceito mais clean da aerodinâmica. Afinal, o efeito-solo está de volta após quase 40 anos.
Com isso, os carros da Fórmula 1 em 2022 trazem mudanças como:
- Dependem menos das asas (tanto dianteiras quanto traseiras)
- Não contam mais com os barge boards, estrutura na lateral
- Terão os bicos mais baixos
- Verão redesenhados os sidepods, entradas laterais de ar
O resultado de todas as particularidades novas são mais disputas, carros no vácuo e ultrapassagens na pista. O espetáculo agradece!
Peso dos carros
Em junho do ano passado, Hamilton já reclamava sobre tal detalhe das novas regulamentações: o peso do carro na Fórmula 1 em 2022 é o maior da história.
O modelo atual pesa 798kg, 46kg a mais que o da última temporada. Com isso, as escuderias tiveram que se adequar às novas medidas e não foi nada fácil.
Tanto que a tetracampeã de construtores RBR demorou semanas para atingir o peso limite. O aumento da massa total é a maior intertemporada desde o começo da Era Híbrida, em 2014.
Pneus de 18 polegadas
Sem em 2022 os carros sofreram mudanças drásticas nos carros, os pneus acompanharam a moda. Segundo o regulamento novo, os compostos agora terão aro 18, cinco polegadas a mais que nas últimas temporadas.
Os pneus de aro 18 também terão uma espécie de calota para atenuar efeitos aerodinâmicos causados pelas rodas maiores.
Tais características prometem diminuir o desgaste na pista, mudando também os momentos de frenagem e aceleração. Logo, um composto mais resistente representa um número maior de voltas na pista, o que pode indicar menos pit stops em 2022.
Sprint Races
A FIA confirmou, com antecedência, a realização de três Sprint Races na temporada, nos mesmos moldes do ano passado, mas com nova pontuação.
Foram escolhidos os:
- GP da Emília-Romagna, em Ímola (22 a 24 de abril)
- GP de Spielberg, na Áustria (8 a 10 de julho)
- GP de Interlagos, no Brasil (11 a 13 de novembro)
O formato sofreu mudanças para o atual campeonato. Agora, o pole position não é mais o vencedor da Sprint Racer, no sábado, mas quem tiver feito o melhor tempo na classificação na sexta-feira.
No sábado, os pilotos disputam a prova mais curta em que o resultado final, além da pontuação, estabelecerá o grid para o GP no domingo.
Em 2022, os oito primeiros colocados da Sprint serão beneficiados com pontos. Veja como fica:
- 1º lugar: 8 pontos
- 2º lugar: 7 pontos
- 3º lugar: 6 pontos
- 4º lugar: 5 pontos
- 5º lugar: 4 pontos
- 6º lugar: 3 pontos
- 7º lugar: 2 pontos
- 8º lugar: 1 ponto
Transmissão da Fórmula 1 2022 na Band Sports
Regras novas, carros novos, primeira prova com surpresas: não vai perder o melhor da Fórmula 1 2022, né? E tudo você confere no Band Sports com exclusividade!
Acompanhe o calendário dos GPs da Fórmula 1 2022 e não perca nenhuma volta!
Com planos a partir de R$ 49,90 ao mês, você acompanha as emoções desde os treinos de sexta-feira das 22 provas daqui para frente. São mais de 150 horas de pura adrenalina da disputa mais eletrizante de todos os tempos.
Clique aqui e aproveite agora mesmo!