Topo

Barril quebrado com martelo, nada de beber em pé: Veja curiosidades da Oktoberfest

23/09/2015 13h10

Entre 19 de setembro e 4 de outubro, a cidade de Munique, na Alemanha, recebe a 182ª edição da Oktoberfest, um dos festivais mais famosos do mundo. O evento receberá milhares de visitantes, turistas ou não, que querem se divertir tomando uma boa cerveja, comendo especialidades da região e ainda assistindo a performances tradicionais da Baviera.   

Por isso, o site de idiomas Babbel apresentou algumas curiosidades sobre o festival, deu dicas para aproveitá-lo e ainda criou um programa especial de atividades para estrangeiros terem o vocabulário necessário para pedir uma cerveja.   

Uma das curiosidades é a frase "o'zapft is!", que marca o início da festa. Desde 1950, a sentença é usada no primeiro dia da Oktoberfest pelo prefeito de Munique - atualmente Dieter Reiter -, que inaugura as festividades na tenda de Schottenhamel ao quebrar um barril de cerveja com um martelo. Após esse ritual, os visitantes podem começar a encher suas canecas.   

Um dos melhores lugares para se apreciar as deliciosas cervejas bávaras é dentro das famosas tendas. No entanto, é preciso sempre se lembrar de reservar uma mesa com antecedência, já que os ambientes só acomodam 6 mil pessoas e na maioria deles não é permitido beber em pé.   

Outra dica apresentada pela plataforma é sempre pedir uma "Maß".  Antigamente, a palavra significava uma unidade de medida que era de aproximadamente 1 litro e, agora, é usada para se referir à caneca de 1 litro de cerveja muito comum no evento.   

Comer é importante
Depois de beber alguns copos, recomenda-se comer alguma coisa para forrar o estômago. Nessa hora, nada melhor que experimentar especialidades da gastronomia da Baviera, como pretzel, obatzda (creme de queijos apimentado) e hendl (versão local de frango assado). E, para a sobremesa, uma das opções mais conhecidas são os Lebkuchen, biscoitos doces decorados e que geralmente têm formato de coração.   

O aplicativo Babbel também dá conselhos sobre vestimentas. Uma das mais conhecidas é o "dirndl", roupa feminina típica da Baviera. Uma curiosidade sobre ele é que, se o nó dado no avental estiver no lado esquerdo, a mulher provavelmente não está em nenhum compromisso sério, já no direito, significa que ela está namorando ou é casada. Se o nó estiver atrás, significa que a mulher é viúva.

Relacionadas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barril quebrado com martelo, nada de beber em pé: Veja curiosidades da Oktoberfest - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade