Topo

Ama cerveja? Veja onde curtir Oktoberfests insanas pelo mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/09/2018 04h00

Entre os próximos dias 22 de setembro e 7 de outubro, será realizada na cidade Munique, na Alemanha, a maior Oktoberfest do mundo, que deve receber a visita de mais de 6 milhões de pessoas. 

Eventos cervejeiros com o mesmo perfil, entretanto, também são realizados em outros lugares do planeta — e, apesar de menores e menos famosos, prometem muita diversão, embriaguez e cultura germânica para seus participantes. Abaixo, saiba onde ocorrem algumas das melhores Oktoberfests ao redor do globo. 

Relacionadas

Veja também

Blumenau, Santa Catarina

Imagem: Getty Images

Você sabia que o Brasil é dono de uma das maiores Oktoberfests do mundo? O evento cervejeiro realizado na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, costuma ser visitado por mais de 500 mil pessoas. 

A celebração ocorre no Parque Vila Germânica, recheado de construções de estilo alemão e com uma atmosfera que combina perfeitamente com o espírito da festa. 

Em sua programação, oferece espetáculos com músicas e danças tradicionais da Bavária, desfiles de trajes típicos germânicos  — e tudo embalado, logicamente, por muito álcool. Neste ano, estarão disponíveis cervejas da marca Eisenbahn e cervejas artesanais Bierland, Blumenau, Das Bier, Hemmer e Wunder Bier. Também haverá shows de bandas como o conjunto alemão Trachtenkapelle Hesslar. 

E, lógico, não faltarão suculentas comidinhas feitas sob influência da culinária alemã no evento: uma das receitas disponíveis neste ano será hambúrguer de costela de porco.   

Em 2018, a Oktoberfest de Blumenau chega à sua 35ª edição e será realizada entre os dias 3 e 21 de outubro.  

Kitchener-Waterloo, Canadá

Imagem: Getty Images

A área metropolitana que abrange as cidades de Kitchener e Waterloo, no Canadá (localizada a cerca de 120 quilômetros de Toronto), sedia uma das mais famosas Oktoberfests da América do Norte (na foto acima, a edição de 2016 do evento é inaugurada pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau). 

A festa costuma ser visitada por cerca de 700 mil pessoas e dura nove dias, durantes os quais, além de muita cerveja, o público curte apresentações de música alemã, comidas germânicas e um enorme movimento de pessoas vestidas com trajes típicos.

Um dos momentos mais importantes desta Oktoberfest é o desfile de rua feito no dia de Ação de Graças canadense, na segunda segunda-feira de outubro, com diversos grupos musicais e carros alegóricos. Dezenas de milhares de pessoas se reúnem ao redor do desfile.   

Em 2018, a Oktoberfest de Kitchener-Waterloo será realizada entre os dias 5 e 13 de outubro. 

Cincinnati, Estados Unidos

Imagem: Ctomasetti/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Na América do Norte, os Estados Unidos são outro país que oferece animadíssimas Oktoberfests.

O centro da cidade de Cincinnati, no Estado de Ohio, abriga um dos melhores destes eventos: a festa tem curta duração (em 2018, será realizada entre os dias 21 e 23 de setembro), mas costuma ser visitada por cerca de 500 mil pessoas. 

Um dos momentos mais divertidos da celebração é a corrida de cãezinhos Dachshund (os famosos "cachorros salsicha") fantasiados de hot dog. Além disso, o festejo conta com a apresentação de mais de uma dezena de bandas de música alemã e com uma enorme variedade de marcas de cerveja. 

A Oktoberfest de Cincinnati também se orgulha de promover "a maior Chicken Dance do mundo", momento durante o qual milhares de pessoas dançam ao som da música que, no Brasil, é conhecida como "Baile dos Passarinhos" (aquela mesma que já foi cantada, em português, pelo apresentador Gugu Liberato).  

Leavenworth, Estados Unidos

Imagem: Getty Images

Outra interessante Oktoberfest dos Estados Unidos ocorre em Leavenworth, uma cidade cheia de construções de estilo bávaro cercada por uma linda área montanhosa. 

Lá, a festa cervejeira é realizada durante seis dias de outubro (em 2018, será nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20). Neste ano, o evento terá espaço para shows musicais com bandas dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, além de oferecer comida alemã em abundância para o público, com sanduíches de carne de porco e a salsicha alemã conhecida como bratwurst.  

E, enquanto os adultos saboreiam litros e mais litros de cerveja, a festança reserva uma área para crianças: a Kinderplatz, com shows de palhaços e brinquedos. 

Villa General Belgrano, Argentina

Imagem: Getty Images

A Argentina tem uma significativa população de ascendência alemã e, há décadas, sedia uma tradicional festa cervejeira que é realizada, nos meses de outubro, em Villa General Belgrano, a cerca de 90 quilômetros da cidade de Córdoba. 

O evento (que, neste ano, será realizado entre os dias 5 e 15 de outubro) apresenta uma enorme variedade de danças e músicas germânicas, e é visitado por uma grande quantidade de pessoas usando trajes típicos. Muita da cerveja que se toma na festa é produzida na própria região de Villa General Belgrano. 

No local, há também a eleição da "Reina Nacional de la Cerveza" (Rainha Nacional da Cerveja). 

Brisbane, Austrália

Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Oceania também tem uma Oktoberfest de respeito, realizada na cidade australiana de Brisbane. 

A festa é famosa por oferecer ao público cervejas alemãs de altíssima qualidade, além de atividades como competições para saber qual homem tem a barba mais estilosa e quem consegue comer mais doces alemães. 

Neste ano, a Oktoberfest de Brisbane será realizada nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de outubro.  

Munique, Alemanha

Imagem: Getty Images

A principal Oktoberfest do mundo, realizada na cidade alemã de Munique, não poderia ficar de fora desta lista.

Neste ano, o evento é realizado entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro: calcula-se que a festa será visitada por mais de 6 milhões de pessoas, que devem consumir mais de 7 milhões de litros de cerveja. 

Além de bebedeira, a Oktoberfest oferece shows de altíssima qualidade de música alemã e muita comida típica. Grande parte da ação acontece dentro de 14 gigantescas edificações conhecidas como "tendas", que oferecem enormes mesas e assentos para milhares de pessoas. Um dos momentos mais especiais do evento é quando o prefeito de Munique abre o primeiro barril de cerveja a ser consumido. 

Yokohama, Japão

Imagem: Karl Baron/www.flickr.com/photos/kalleboo/6622761653

E até o Japão tem Oktoberfest: uma grande festa cervejeira é realizada na cidade de Yokohama, vizinha da capital, Tóquio. 

Em 2018, o evento ocorrerá entre os dias 28 de setembro e 14 de outubro e promete oferecer uma grande variedade de cervejas (muitas delas servidas na Oktoberfest de Munique), shows ao vivo com bandas germânicas e muita comida alemã. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ama cerveja? Veja onde curtir Oktoberfests insanas pelo mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Roteiros gastronômicos