Topo

Produtos oferecidos por hotéis vão de azeite a itens de horta; conheça

Heloísa Dall'Antonia

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 19h55

Muita gente não dá a mínima para os brindes oferecidos pelos hotéis durante a hospedagem, afinal, a gentileza em deixar a mão sabonetes, xampus e outros itens não é obrigatória no país. Mas quando você se dá conta que deixou para trás, no conforto do seu lar, a pasta de dentes e o condicionador e que, para usá-los, vai ter de passar num supermercado, aí os amenities ganham importância.

Amenities (em tradução livre, "amenidades") são todos os itens que podem auxiliar a vida do turista quando em um hotel. Podem ser desde apenas os produtos básicos de higiene, quanto outros itens que promovem conforto e que acabam ocupando espaço na mala, como roupão e chinelos, ou mesmo eletroportáteis, como secador de cabelos ou ferro de passar.

“Hoje, as amenities são um diferencial mercadológico dos hotéis”, afirma Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH/SP). Como o processo de categorização de meios de hospedagem proposto no ano passado ainda é voluntário, não há padronização sobre o assunto.

Essa categorização vai permitir que, dentro do Brasil, o turista saiba exatamente o que esperar do lugar em que for se hospedar, seja na definição do tipo de estabelecimento (pousada, hotel três estrelas ou resort, por exemplo) ou até mesmo nos tipos e quantidades de produtos disponíveis no quarto, independentemente de qual estado ou cidade pretenda conhecer.

Relacionadas

Roupões de seda

Mimos mais interessantes, e até produtos de marcas mais conhecidas, são esperados quanto mais luxuoso for o estabelecimento em que se for ficar. O investimento, que pode consumir de 1% a 7% dos custos gerais do meio de hospedagem, segundo dados da ABIH-SP, acabam por evidenciar a dedicação com o visitante (e estarão, é claro, incluídos no valor da estadia). Hoje, alguns hotéis oferecem de cardápio de travesseiros a roupões de seda para seus hóspedes.

Assim, “o melhor é perguntar no ato da reserva, seja por telefone ou e-mail, com quais itens se pode contar no quarto”, aconselha Omori. A prática não apenas evita situações constrangedoras no momento do check-out (é claro que muitos deles não podem ser levados do hotel, como roupas de cama e eletrônicos, por exemplo) quanto também facilita a vida do viajante, que pode se programar sobre o que deve ou não levar na mala.

Hotéis no Brasil e em outros países têm procurado surpreender o hóspedes com amenities de grifes consagradas ou com presentinhos inesperados durante ou no final da estadia. Conheça o que alguns deles oferecem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Produtos oferecidos por hotéis vão de azeite a itens de horta; conheça - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade