Topo

Mesmo no inverno, noite de Salvador segue agitada

Música ao vivo e DJs brasileiros e estrangeiros são atrações da Just1, em Salvador Imagem: Divulgação

GABRIEL CARVALHO

Colaboração para UOL

12/08/2010 17h48

A capital baiana é mundialmente conhecida pela capacidade de realizar festas e eventos culturais, principalmente durante o verão, época em que acontecem os ensaios das bandas de axé e tem no seu ponto alto o Carnaval. Entretanto, a queda da temperatura e as chuvas que ocorrem no período que vai de julho a setembro não impedem os agitos das noites de Salvador.

A terra do axé e dos ritmos afro brasileiros também possui espaço para a música eletrônica e as baladas regadas a forró, samba, reggae, rock e funk. Os eventos ocorrem em casas de show, boates e bares temáticos da cidade.

Um dos lugares de maior ferveção em Salvador é o Rio Vermelho, bairro onde estão localizados diversos hotéis, boates e bares tradicionais e alternativos.


Quatro estabelecimentos se destacam no “Red River”, apelido dado pelos baladeiros ao bairro mais boêmio da capital baiana. São eles: o Club Ego, o Bar 30 Segundos, Bar da Borracharia e San Sebastian. O primeiro está localizado no interior de um grande hotel e reúne freqüentadores das classes A e B e integrantes de famílias tradicionais de Salvador. Foi lá que a cantora Cláudia Leite, comemorou o aniversário de 30 anos. Apesar do pequeno espaço interno, a casa possui um bom sistema de ar-condicionado e recebe DJs conhecidos em todo o país. Durante os fins de semana, são realizadas promoções de open bar, o que atrai muitos visitantes à boate.

No 30 Segundos Bar, a galera é um pouco diferente. A maioria dos freqüentadores tem entre 20 e 35 anos que se aglomeram num espaço decorado com temas relacionados à publicidade e propaganda. Até os banheiros da casa são hi-tech, onde VTs engraçados são exibidos. Os principais agitos começam a ocorrer já na quinta-feira com som ao vivo e uma overdose de música eletrônica.

O Bar da Borracharia leva esse nome, pois durante o dia funciona como oficina para o conserto de pneumáticos e à noite dá lugar à ferveção e azaração. No entanto, o espaço é alternativo e reúne diferentes tribos, sendo a opção ideal para o fim de noite em Salvador.

O San Sebastian é o point do público GLS e está quase sempre lotado, principalmente nas noites de sexta-feira e sábado.

Saindo do Rio Vermelho, há algumas opções na Orla Marítima da cidade como o bairro da Barra, local que recebe milhares de pessoas e dezenas de trios elétricos no carnaval e o Complexo Bahia Marina, na Cidade Baixa, próximo ao Elevador Lacerda.

Na Barra, muitos barzinhos compõem a paisagem do Beco da Off, viela onde está localizada a Off Club, boate GLS que recebe centenas de pessoas nos fins de semana. Os destaques do local são o Groove Bar e o Bohemia, barzinho que resiste ao tempo, uma vez que a vida útil deste tipo de estabelecimento na capital baiana não chega a dez anos.

No Groove, os amantes do rock e dos clássicos da música internacional têm a oportunidade de curtir um verdadeiro festival de covers. Os mais disputados são o Elvis in Concert, Beatles in Concert e as apresentações dos “genéricos” do U2 e Guns ‘n’Roses. O Bohemia é mais eclético e as baladas vão do forró ao pop rock, o que atrai vários públicos diferentes.

Perto do Complexo Bahia Marina, antes da Barra e pertinho do Pelourinho, a melhor pedida noturna é a Boate Just One. Gente bonita e baianos famosos fazem parte do público da casa que sempre conta com DJs antenados com o que há de melhor nas pistas de todo o mundo.

Quem ama a música nordestina e não dispensa um arrasta-pé tem no Coliseu do Forró uma referência. Localizado em novo endereço na Praia de Patamares, o bar – recentemente repaginado – é decorado com fotos de Luiz Gonzaga e objetos que retratam o “cabra macho” do sertão. A casa recebe diversas bandas como a Flor Serena, que tem um ensaio fixo nos fins de semana.

Axé não pode faltar

Apesar de ter o seu ponto alto no verão, algumas bandas de axé iniciam seus ensaios em pleno inverno. Um deles é o cantor e compositor Jauperi, que agora prefere ser chamado somente de Jau. O ensaio rola todos os domingos em um grande hotel da Orla Marítima de Salvador.

 

Relacionadas


Borracharia Bar
Rua Conselheiro Pedro Luís, Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-0091

30 Segundos Bar
Rua Ilhéus, 21 - Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-8586
www.30segundosbar.com.br

Club Ego
Hotel Pestana – Rua Fonte do Boi, 216 Rio Vermelho
Tel: (71) 3017-3111
www.clubego.com.br

Ensaio Jau
Área Verde do Othon - Avenida Oceânica, 2294, Ondina
Tel: (71) 3245-6111

Groove Bar
Rua Almirante Marques de Leão, 351 - Barra
Tel: (71) 3267-5124
www.groovebar.com.br

Just One
Praça Tupinambás, Contorno
Tel: (71) 2108-6225
www.just1.com.br

Bohemia Music Bar
Rua Belo Horizonte, 177, Barra
Tel: (71) 3332-5774
www.bohemiamusicbar.com.br

Coliseu do Forró
Av. Otávio Mangabeira - Patamares
Tel: (71) 3727-6100

San Sebastian Salvador
Rua da Paciência 227, Rio Vermelho
Tel: (71) 3012-5013
www.sansebastiansalvador.com.br

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mesmo no inverno, noite de Salvador segue agitada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade