Talento de equilibrista

Mãe de três, Renata Vanzetto chefia oito restaurantes e cozinha com as crianças

Flávia G. Pinho (texto); Fernando Moraes (fotos) Colaboração para o UOL

Sete restaurantes em São Paulo e um em Ilhabela, que juntos recebem mais de 27 mil pessoas por mês. Um bufê que realiza, em média, 10 festas mensais, inclusive recepções para centenas de convidados.

Uma loja física e online recém-inaugurada na capital paulista, a Mercearia Maravilha, que vende de panos de prato a comidinhas - e teve parte do estoque esgotado na primeira semana de funcionamento.

Se comandar as 300 pessoas que compõem o Grupo Eme já parece uma tarefa hercúlea, imagine acumular essa agenda com três crianças pequenas.

Workaholic assumida aos 34 anos, a chef e empresária paulistana Renata Vanzetto é mãe de uma escadinha: Ziggy, 5 anos, Max, 2, e Suri, que comemora o primeiro aniversário agora em outubro.

Como equilibrar tantos pratinhos? Nem ela sabe explicar muito bem.

3 filhos, 3 cardápios diferentes

Entre o papel de executiva determinada e o de mãe presente e participativa, Renata fica com os dois.

Da manhã à noite, sete dias por semana, ela comanda uma equipe azeitada e não abre mão de dar sempre a palavra final. Mas os momentos com o trio de filhotes, na companhia do marido, Cassiano Bonjardim, são sagrados.

Muitos acontecem na cozinha, ao redor da mesa, onde o dia da família começa bem cedinho. "Acordamos às 7h, no mesmo horário que eles, e sempre tomamos café da manhã juntos."

Manejar os cardápios das três crianças é tão complexo quanto organizar os menus de tantos restaurantes - apesar das idades próximas, Ziggy, Max e Suri têm gostos distintos que exigem um bocado de jogo de cintura dos pais.

Tem criança na cozinha

Renata Vanzetto é a prova viva de que manter as portas da cozinha abertas às crianças só ajuda a construir uma relação saudável e amorosa com a comida.

Criada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a menina cresceu colada ao avental da avó materna, Cida, e nunca se contentou em cozinhar de mentirinha - aos 8, já fazia comida de verdade, para os adultos da família.

"Minha avó foi minha grande referência, a responsável por despertar minha curiosidade. Ela preparava coisas simples do dia a dia, arroz, feijão, bolo, e ficava doida com a bagunça que a gente fazia. Eu e meu primo Beto vivíamos pedindo para ajudar."

Mais do que se tornar uma boa cozinheira, Renata se descobriu uma empreendedora de talento - e muito, muito apressada para fazer tudo acontecer.

Aos 13, já trabalhava como ajudante de cozinha no pequeno restaurante Kin-Khao, inaugurado pela mãe, a ex-modelo Silvia Camargo.

Aos 15, preparou o primeiro banquete para 500 pessoas, chefiando um time de cozinheiros que tinha o dobro da idade dela. "Sempre gostei de ganhar dinheiro e vendia hambúrguer na escola", ela recorda.

O Marakuthai, restaurante que a transformou em celebridade, começou em Ilhabela de forma despretensiosa e rapidamente virou lugar da moda na capital paulista, até ser vendido, em 2020. Hoje, ela comanda os restaurantes e bares Ema, MeGusta, Mé Taberna, Muquifo, Matilda, Mi.ado, Mico e Pescadora, este último em Ilhabela.

No começo da trajetória, quando Renata era solteira e sem filhos, o acúmulo de responsabilidades e as jornadas exaustivas, sem descanso, pareciam naturais. Hoje, a história é outra - toda mãe sabe que, quando nasce um filho, a culpa vem de brinde.

Mesmo quando estou com as crianças, me sinto culpada se a cabeça fica distante, ou se não consigo desligar dos grupos de WhatsApp. Por isso, tenho treinado dar um chega pra lá no trabalho de vez em quando. Semana passada, em plena loucura da inauguração da Mercearia Maravilha, simplesmente peguei meu marido e meus filhos e fomos para um hotel. O fim de semana é deles, não tem negociação.

Renata Vanzetto, chef de cozinha

Panqueca de banana e chocolate

A receita para 2 unidades

Ingredientes

  • 2 bananas maduras
  • 2 ovos
  • 80 ml de leite vegetal
  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • Manteiga para fritar

Modo de preparo

Em uma tigela, amasse as bananas com um garfo. À parte, bata ligeiramente os ovos e incorpore às bananas amassadas. Acrescente o leite e misture bem. Junte a aveia, a farinha de trigo, o chocolate em pó e, por último, o fermento.

Unte uma frigideira com manteiga, leve ao fogo, deixe derreter e espalhe uma concha da massa. Quando se formarem pequenas bolhas em volta, vire a panqueca e deixe dourar do outro lado e sirva quente.

Mais Receitas de Família

Fernando Moraes/UOL

Tradição no prato

Chef Rodrigo Oliveira abraça tradições nordestinas com curau de milho

Ler mais
Fernando Moraes/UOL

O pai tá on

É na cozinha que chef workaholic Marcos Livi curte tempo com filhos gêmeos

Ler mais
Fernando Moraes/UOL

Cozinha árabe

Quibe cru com carne moída é estrela da mesa que une quatro gerações de mães

Ler mais
Topo