Há um aspecto da personalidade da jornalista Mariana Becker que passa despercebido em suas aparições na TV: ela é engraçadíssima. Não do tipo convencional, que possui um vasto repertório de piadas ou nasceu com talento ímpar para a imitação. A graça de Mariana está em uma habilidade rara, ainda mais em tempos de vidas supostamente perfeitas — ou de imperfeições romantizadas — expostas nas redes sociais: ela sabe rir de si mesma.
Bem-humorados têm a capacidade de identificar o inusitado — que, por vezes, também é cômico — nas situações do cotidiano. E esta aptidão fundamental para a prática do bom jornalismo explica parte do sucesso de Mariana Becker como repórter de TV.
Desde 2007 à frente da cobertura do circuito de Fórmula 1 da TV Globo, ainda consegue surpreender o público em suas reportagens sobre pilotos, corridas, motores e ultrapassagens. Seria compreensível se, depois de tanto tempo, ela se tornasse repetitiva, talvez até enfadonha. Mas, ao contrário, Mariana continua a produzir reportagens com frescor. Mesmo porque o assunto pode até ser o mesmo, mas todo o resto — ela incluída — está em constante mutação.
Não fosse Mariana Becker uma mulher que vê novidade em tudo, nada justificaria o fato de já ter visitado o Japão mais de uma dezena de vezes — e, mesmo assim, ainda contemplar o país em seus roteiros de viagem. A cada visita ela vive o lugar de um jeito, ou por um ângulo, diferente.
E isso também vale para o Marrocos, onde recentemente fez longas cavalgadas, ou Espanha e Suíça, dois de seus destinos preferidos nas pausas para lazer e descanso. O último, aliás, foi seu refúgio durante os meses iniciais da pandemia. Mariana e o marido, o produtor de TV Jayme Brito, têm um apartamento de férias em Crans Sierre. "Eu subia as montanhas caminhando, tipo uma noviça rebelde", diverte-se.
Apesar do temperamento otimista, de vez em quando se abate. "Dá uma certa tristeza pensar que isso venha a ser a nossa realidade: não poder mais abraçar e beijar as pessoas, ou dizer 'senta aqui que eu estou com saudades'", lamenta. Foi de sua casa em Mônaco que Mariana Becker deu a seguinte entrevista a Nossa: