Aulão de churrasco

Da escolha dos cortes à crostinha perfeita, essas dicas básicas vão te transformar num craque da grelha

UOL

O churrasco é levado a sério em Nossa, editoria de lifestyle do UOL. Além da publicação semanal de reportagens sobre a cultura da carne e os cortes do momento na seção Ao Ponto, chegamos à quinta temporada do programa "Vai Ter Churras".

Em mais de 30 episódios, o apresentador Bruno Salomão esbanja simpatia e conhecimento ao ensinar técnicas e receitas possíveis de reproduzir em casa. Neste Dia do Churrasco, comemorado em 24 de abril, reunimos o básico da grelha num aulão com vídeos rápidos.

Assista às dicas abaixo e prepare o apetite — o seu churrasco ficará ainda melhor!

1. Acender a brasa e calcular quantidade

Para começar do começo, veja como atingir o braseiro ideal, aprenda a comprar carnes e conheça os tipos de sal

2. Picanha perfeita

Saiba por que a picanha e outras carnes (até aquelas entendidas como "de segunda") são tão saborosas e apenda truque do "losango" para deixar a gordura douradinha

Mariana Pekin/UOL

Medindo o calor

Quem não tem termômetro pode usar a mão como parâmetro e descobrir a temperatura da brasa informalmente. A ideia é aproximar a mão da grelha onde a será colocar a carne e contar. Peças rápidas e macias, como bife ancho e maminha, precisam do calor equivalente a 5 segundos. Já para cortes firmes, cheios de colágeno e que costumam passar horas na churrasqueira, calcula-se 10 segundos.

3. Frango suculento

Com essa marinada, a coxa e a asa serão as primeiras a "desaparecerem" do churrasco. Ficam suculentas que só!

4. Espeto igual churrascaria

A técnica usada nos restaurantes funciona em casa. Veja como reproduzir com excelência espetos de linguiça, picanha e acém

5. Costela desmanchando

Conheça as subdivisões da peça e entenda quais os processos essenciais para deixar a carne macia

Mariana Pekin/UOL

Por que devemos selar a carne?

Superfície dourada, quase tostadinha, e levemente firme. Essas características são garantidas a partir de uma técnica usualmente chamada de "selar". O processo, também conhecido como reação de Maillard, é capaz de mudar o sabor, a cor e o aroma dos alimentos. Na prática, quer dizer posicionar o bife na parte mais quente da grelha e não mexer mais. No primeiro momento, é normal que a peça grude na superfície, mas fique tranquilo: ela se desprende naturalmente quando a crostinha se forma.

6. Receita na brasa

O bife não precisa se resumir a ele mesmo. José Almiro, do canal Churrasqueadas, mostra como incrementar alcatra com queijo e bacon

Aperte o play!

Outros três programas de Nossa para quem ama gastronomia

Divulgação

Cozinha Por Aí

O influencer Pedro de Bem viaja pelo Rio Grande do Sul e faz paradas estratégicas para preparar refeições deliciosas em cenários de tirar o fôlego.

Ler mais
Zô Guimarães/UOL

Botequim da Teresa

A cantora Teresa Cristina cozinha os petiscos mais famosos do Rio de Janeiro para servir a seus convidados. A próxima temporada vem aí. Não perca!

Ler mais
Mayara de Paula

Gastronobásico

Receitas básicas que podem ser preparadas na cozinha de casa são o tema desta série de episódios curtos. É para quem quer aprender sem perder tempo.

Ler mais
Topo