Topo

Gol estreia avião temático dos 60 anos da Mônica; veja como é voar nele

Avião da Gol em homenagem aos 60 anos da personagem Mônica, de Mauricio de Sousa Imagem: Alexandre Saconi

Alexandre Saconi

Colaboração para Nossa

17/07/2023 12h42

"Senhores passageiros, aqui quem fala é a comandante Mônica." Ela está fazendo aniversário e ganhou um avião com uma decoração especial para celebrar a data.

No ano em que completa 60 anos de sua criação, a personagem que dá o nome à Turma da Mônica poderá ser vista nos céus arremessando o coelho de pelúcia Sansão no corpo de um avião personalizado da Gol.

Relacionadas

Além da personagem do lado de fora, todo interior é decorado em homenagem à aniversariante. As mesas possuem desenhos históricos da personagem, assim como tirinhas ligadas à aviação.

Os bagageiros também têm imagens dos integrantes da turma. Dentro deles, algumas surpresas podem ser conferidas durante os voos.

O banheiro ainda conta com a imagem de uma bebê Mônica no fraldário. Os espelhos do avião também têm orelhas do Sansão para quem quiser se ver como o coelhinho de pelúcia da Mônica.

No lado externo, uma mônica gigante arremessa o coleho Sansão Imagem: Alexandre Saconi
O interior também é todo adesivado com os personagens Imagem: Alexandre Saconi

A aeronave irá voar nas rotas da empresa dentro do Brasil e na América do Sul. Além dos detalhes revelados nesta reportagem, ainda existem várias outras surpresas espalhadas pelo avião.

Como foi o voo inaugural?

Nossa participou da viagem inaugural da aeronave, feita entre os aeroportos de Confins (MG), onde ficam os hangares da Gol Aerotech (centro de manutenção do grupo), e o de Congonhas, em São Paulo. Batizado de "Coelhadas no Ar", o voo revelou aos passageiros as ilustrações inéditas.

Imagem: Alexandre Saconi

Dentro foi comemorado o aniversário surpresa da Mônica. A personagem, além de embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), também é, desde 2008, embaixadora do turismo no Brasil.

Os anúncios durante o voo são feitos pelas próprias personagens da Turma da Mônica. Desde o aviso para manter os aparelhos eletrônicos em modo avião até a despedida.

Avião da Gol em homenagem aos 60 anos da personagem Mônica, de Mauricio de Sousa Imagem: Alexandre Saconi

Na hora da fome, a própria comandante avisa que todos podem comer tranquilos. Apesar da comilona Magali estar no voo, ela está na cabine de comando, então, não irá morder a comida de ninguém, avisa.

Ao Cebolinha, ela alerta: "Sem planos infalíveis, senão vai ter coelhadas no ar". "Se a Mônica te der uma coelhada, você vai voando, mas não é de avião", brinca Milena

Imagem: Alexandre Saconi/UOL
Imagem: Alexandre Saconi/UOL

Como ele foi decorado?

O avião escolhido foi um Boeing 737-800 NG (Next Generation) de matrícula PR-GXW. Segundo Poliana Malaquias de Lima, engenheira de manutenção da Gol Aerotech, a adesivagem especial segue uma série de etapas nos hangares da empresa.

Imagem: Gabriel Justo

Primeiro, a aeronave tem sua pintura anterior removida ou lixada, e ela é novamente pintada. Em seguida, é aplicado um adesivo aeronáutico que foi produzido em Luxemburgo, e esse processo dura quatro dias ao todo.

Esse adesivo tem de seguir algumas normas do fabricante e é feito de um material especial que suporta velocidades que podem ultrapassar os 900 km/h. O adesivo também é cheio de pequenos furos para permitir que o ar de dentro do avião passe ocasionalmente para o lado de fora, evitando a formação de bolhas.

Imagem: Alexandre Saconi

São vários painéis de um metro por um metro cada, que vão sendo aplicados cada um. O winglet, estrutura na ponta da asa, é pintado, e não adesivado.

Essa parte da estrutura do avião tem um Sansão de cada lado, e possui cerca de 2,4 metros de altura, embora de dentro da aeronave pareça ser bem menor.

Imagem: Alexandre Saconi

Do lado de dentro, os adesivos foram produzidos pela equipe da própria Gol. Para isso, o fabricante exige que eles atendam a um requisito especial, que é o de não espalhar chamas.

Imagem: Alexandre Saconi

Parceria deve durar dois anos

A Maurício de Sousa Produções (MSP), que detém a marca da Turma da Mônica, e a Gol fecharam a parceria que deve durar até dois anos.

Rodrigo de Medeiros Paiva, diretor de licenciamento, e Michel Neuhaus, diretor de comunicação e design, ambos da MSP, dizem que queriam fazer algo grande novamente, como já haviam homenageado a Mônica com quadrinhos na lateral de um prédio em SP e com um Sansão gigante que está viajando o país.

Imagem: Alexandre Saconi

Ao mesmo tempo, o desenho do Sansão gigante, afirmam os executivos, serve para lembrar da força da personagem: "Qual tamanho e quanta força tem essa Mônica para conseguir rodar um Sansão desse tamanho no ar?".

Andrea Piagentini, gerente de marketing da Gol, lembra que, além do lado de fora, o interior também recebeu um grande destaque. "É ali que o passageiro passa a maior parte do tempo", diz.

Imagem: Alexandre Saconi

Sobre a importância da personagem, Andrea lembra de uma das conversas que teve com o criador da Mônica, Mauricio de Sousa. "Quando ele criou ela, não queria criar uma personagem princesinha/bonitinha. Ele queria criar uma personagem forte. E nós pensarmos que tem 60 anos que ele criou um personagem mulher para ser dona da turma, ele transformou os quadrinhos", diz a executiva.

Ficha técnica

Boeing 737-800 NG (Next Generation)
Altura: 12,5 metros
Comprimento: 39,5 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 35,7
Capacidade máxima para combustível: 26.020 litros
Peso máximo de decolagem: 79 toneladas
Autonomia: Até 5.440 km
Assentos: 186 poltronas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gol estreia avião temático dos 60 anos da Mônica; veja como é voar nele - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade