Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Vídeo: Coelho 'congela' durante banho e dá susto em tutoras; entenda reação

No bairro onde mora, todos já conhecem Floquinho, que é muito apegado à tutora Talita Imagem: Acervo pessoal

Marcela Schiavon

Colaboração para o UOL, de Santo André (SP)

18/08/2022 10h10

Uma estudante e sua mãe tomaram um susto ao tentarem deixar "bem limpo" o coelho de estimação da família. Talita Queiroz, 21, pediu para Antonia Queiroz dar um banho em Floquinho, para que ele estivesse bonito e cheiroso para apresentá-lo aos amigos, com direito a gravatinha. O que elas não sabiam é que não se aconselha dar banho com água nestes animais: o pet ficou paralisado, deixando-as com medo de terem matado o bichinho, de apenas 3 meses.

Talita e Antonia moram juntas em Guimarania (MG), mas a tutora não estava em casa durante o ocorrido. Nenhuma delas sabia que um coelho em contato com a água pode entrar em estado de choque. O quadro tem potencial de se agravar e alguns espécimes podem desenvolver hipotermia e problemas de pele.

"Eu estava na cidade ao lado, bem pertinho e voltaria apenas para o banhar. Querendo agilizar, minha mãe decidiu fazer isso para mim e já dar o banho nele", conta a estudante.

Depois de sair do banho, que durou dois minutos, Antonia gravou um vídeo, porque Floquinho não estava respondendo. Com receio de ter causado algum dano a ele, ela tentou reanimá-lo sem êxito, colocando-o em pé.

Alerta: as imagens podem impressionar

O problema ocorreu quando Antonia deixou o animal embaixo do chuveiro em água corrente morna e instantes depois ele ficou paralisado, deixando a mãe desesperada.

Minha mãe realmente tinha achado que ele morreu e foi secar ele rapidamente.
Talita Queiroz, estudante

Antonia pegou um secador e ligou em temperatura morna para tentar secar Floquinho, que voltou a se mexer e hoje já está recuperado do susto.

Ao UOL, Talita relata que, por ter três cachorros e Floquinho ser o primeiro coelho da família, dócil e apegado aos moradores da casa, a mãe da tutora não imaginou que ele fosse reagir da forma como registrou no conteúdo postado.

Coelho já são limpos, evite água

Segundo o site do Centro Veterinário Seres, esses animais podem se assustar e estressar com facilidade. "Esse é um dos problemas de querer dar banho em coelho. Há grande chance de o animal ficar extremamente estressado ao ser colocado na água", instrui.

Esses animais são limpos, fazem a sua própria higiene e, como a pelagem dificulta que se sequem rapidamente, a pele deles pode ficar molhada por muito tempo, elevando riscos de doenças dermatológicas. Para limpar coelhos sem danos, recomenda-se apenas escová-los. Caso isso não resolva, a dica é passar um pano levemente úmido nos locais sujos e, em seguida, secá-los com toalha.

Em sua rotina durante os 3 meses de vida, Floquinho nunca havia tomado banho. Talita sai para trabalhar cedo e sua mãe deixa o pet brincar com a grama do quintal. Ele se alimenta de ração e verduras.

"Ele ficou bem e agora estamos tendo todo o cuidado necessário em relação a tudo, principalmente à alimentação. E banho assim, nunca mais", garante a jovem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo: Coelho 'congela' durante banho e dá susto em tutoras; entenda reação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coluna do Veterinário


Bichos