Topo

Empresa consegue autorização para vender caviar beluga nos EUA

Ovas de um esturjão-beluga Imagem: Reprodução/Instagram

Larissa Zimberoff

27/06/2019 16h43

O caviar sempre foi sinônimo de luxo. E agora enfeita tudo: batatas, waffles e donuts. Mas há um tipo de caviar que os consumidores dos Estados Unidos não tinham acesso.

A venda do verdadeiro caviar beluga - ovas de um esturjão-beluga - é ilegal nos Estados Unidos desde 2005, quando o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (FWS, na sigla em inglês) proibiu a importação de todos os produtos beluga do Mar Cáspio.

Veja também:

Há uma exceção pouco conhecida. Em 2016, a Sturgeon Aquafarms, com sede em Bascom, na Flórida, conseguiu a primeira isenção da FWS para a venda comercial de beluga. Os proprietários Mark Zaslavsky e Mark Gelman tiveram que enfrentar várias barreiras, como não depender do estoque do Mar Cáspio e ajudar a restaurar a beluga selvagem. A empresa levou três anos, mas diz que está finalmente pronta para levar o produto ao mercado.

As vendas de caviar estão em alta no mundo todo. O mercado deve movimentar US$ 500 milhões até 2023, um crescimento de cerca de 5,7% desde 2018, segundo a Orbis Research. Grande parte esse aumento vem da China, que possui 54% dos cativeiros comerciais do mundo. Embora significativamente menor - os EUA possuem apenas 16 cativeiros de esturjão -, o país deve se tornar o terceiro maior produtor legal de caviar em 2020, superando a França e a Itália, segundo a Sociedade Mundial de Conservação do Esturjão.

Principalmente encontrado no Mar Cáspio, o esturjão-beluga prospera nas profundezas da água fria. Mas Zaslavsky, nascido na Rússia, acreditava que poderia cultivar com sucesso o peixe, mesmo na abafada Flórida.

Em 2003, começou a transportar esturjão beluga, cada um pesando de 3 a 10 quilos, em voos entre a Rússia e a Flórida. "Foi uma aventura", disse Zaslavsky. "Nós nos tornamos transportadores experientes de peixes vivos." Cerca de 70 espécimes foram importadas com sucesso antes da proibição de 2005 entrar em vigor.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Empresa consegue autorização para vender caviar beluga nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade