Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Cuidar dos pets olhando para o futuro: Special Dog Company investe em ESG

15/02/2022 16h21Atualizada em 16/02/2022 17h20

A indústria pet conquista cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Hoje, o país reúne uma população de 144,3 milhões de animais de estimação, dos quais 55,9 milhões são cães e 25,6 milhões são gatos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). A previsão da Euromonitor Internacional é de que a expectativa de crescimento desse setor alcançará uma taxa de 42,7%, com faturamento médio de R$35 bilhões até 2025. Diante deste cenário, o comprometimento com as boas práticas ambientais, sociais e de governança nunca se fez tão presente na cadeia que representa o setor.

Empenhada em alinhar seus fortes valores éticos e de responsabilidade socioambiental a esta nova etapa do capitalismo consciente, a Special Dog Company, fabricante brasileira de petfood, investiu ano passado R$ 1,4 milhão para o lançamento do Programa Mais Sustentável, que reúne ações de ESG (em inglês "environmental, social and governance" e em português "ambiental, social e governança") em compromisso firmado com a Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas). O pacto garante que o desenvolvimento econômico das atividades da companhia esteja atrelado à justiça social, à preservação ambiental e ao fomento à cultura.

banner mais saudável  - Special Dog - Special Dog
Embalagem Special Dog com selo Mais Sustentável
Imagem: Special Dog

A Special Dog Company é uma empresa familiar, de grande porte e que completa 21 anos de operação este mês. Sediada na pequena cidade Santa Cruz do Rio Pardo, a 345 km da capital de São Paulo, desde sua fundação, implementa ações baseadas no desenvolvimento sustentável e pautadas no compromisso, seriedade e responsabilidade. Somente nos últimos sete anos, já investiu R$ 10 milhões nesta área. E para fortalecer sua trajetória, a fabricante institucionaliza suas iniciativas através do Mais Sustentável, integrando todas as práticas ESG. "Caminhamos de modo que nossas ações sejam condizentes com nosso discurso. Portanto, o Programa Mais Sustentável reúne tudo que já praticamos, estabelece novas metas e busca caminhos para alcançá-las. É um verdadeiro marco da nossa maturidade no mercado. Hoje, estamos bem-posicionados pois somos um grupo empresarial que se mantém fiel aos nossos propósitos e valores, uma companhia que valoriza os colaboradores e credita todo o sucesso a eles", relata Erik Manfrim, CEO da Special Dog Company. Segundo Manfrim, para este ano estão previstos investimentos na ordem de R$ 2 milhões em iniciativas de sustentabilidade.

Desde 2019, a Special Dog Company integra a Rede Brasil do Pacto Global, programa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização nas Nações Unidas (ONU). A chegada do Mais Sustentável é fruto também de muito aprendizado e experiências compartilhadas com empresas brasileiras unidas pelo mesmo interesse. "Definimos metas transversais de sustentabilidade que permearão as decisões estratégicas da organização. Cada indivíduo assume seu protagonismo pela mudança e contribui para o desenvolvimento sustentável da empresa e de nossos stakeholders. É uma mensagem clara, da alta liderança, de que todos precisam avançar juntos", explica João Paulo Figueira, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company.

embalagem mais saudável - special dog - fast content  - Special Dog  - Special Dog
Programa Ecolojista, voltado à reciclagem de embalagens plásticas
Imagem: Special Dog

Decifrando o projeto - O Mais Sustentável possui quatro pilares: Meio ambiente, Animais, Indivíduos e Sociedade. As letras iniciais dão origem ao nome do programa. O pilar 'M', de Meio Ambiente, destaca os projetos de Gestão Hídrica e de Resíduos Sólidos. Um dos objetivos é zerar o envio de resíduos sólidos para aterros até dezembro de 2023. Prova de que está no caminho certo, em 2021 a empresa atingiu 99% de reciclabilidade, ou seja, de todos os resíduos gerados, apenas 1% teve como destino um aterro. Já as práticas relacionadas ao bem-estar animal, são representadas pela letra "A", de animais, por meio de programas para doação de alimentos para abrigos e ONGs de proteção e acolhimento de cães e gatos. Em 2021, foram doadas 63 toneladas de petfood, capazes de alimentar diariamente quase mil cães e gatos que aguardam adoção. Neste mesmo pilar, vale destacar também a campanha de doação de sangue pet, na qual a companhia deseja aumentar em 25%, em 2022, o número de animais assistidos pelo programa.

Em relação à letra 'I', de indivíduo, estão concentradas as movimentações voltadas ao cidadão, com engajamento para a valorização e cuidado com as pessoas, além da transformação cultural do meio. Neste sentido, a companhia instituiu o "De igual para igual", uma iniciativa de inclusão e diversidade que, neste primeiro momento, busca a equidade de gêneros em cargos de alta liderança. A empresa assumiu um compromisso público com o "Equidade é Prioridade", da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que visa atingir 30% de mulheres em cargos de alta liderança até 2025. Atualmente com quase 20% de presença feminina nestes cargos, está avançando com ações concretas para sensibilizar homens e empoderar mulheres na busca pela igualdade de direitos.

Por fim, na letra 'S', de sociedade, estão as ações de responsabilidade social. Em prol da sociedade, a empresa define as melhores condutas de cuidado com a infância, que se efetiva em diferentes frentes, como na formação dos gestores da educação municipal e na distribuição de um gibi de conscientização socioambiental que beneficia diretamente 35 mil crianças a cada edição semestral. O Centro Cultural Special Dog é outra importante contribuição para com a comunidade local, na oferta de aulas de culinária, corte e costura, música, artes circenses e na organização de eventos musicais e artísticos ao longo do ano. Para manter a organização sem fins lucrativos, a companhia investiu mais de R$1 milhão no último ano.

O lançamento do Programa Mais Sustentável é oficializado por um hotsite localizado dentro do portal da Special Dog Company. Também, é possível identificar a iniciativa por meio de um selo presente nas embalagens dos produtos da marca junto a um QR Code que direciona o público a conhecer os projetos da companhia a fim de engajá-lo em ações individuais que promovam o bem coletivo. Para conhecer mais sobre o programa, acesse: https://www.specialdog.com.br/maissustentavel

MAIS SUSTENTÁVEL

Ano de comemoração - Há 21 anos no mercado, a Special Dog Company alcançou o posto de uma das maiores indústrias do segmento de alimentos para cães e gatos do Brasil. A empresa, que recentemente acrescentou o 'Company' em seu nome devido à necessidade de ter uma marca corporativa e institucional, se destaca por grandes investimentos em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, pela qualidade dos produtos entregues e pelos processos constantes de valorização de seus mais de mil colaboradores.

empresa special dog - fast content  - Special Dog  - Special Dog
Fábrica Special Dog Company
Imagem: Special Dog

A empresa oferece o alimento perfeito para animais de estimação, tanto do ponto de vista nutricional quanto de palatabilidade. Para isso, conta com um portfólio com dezenas produtos divididos nas linhas Premium, Premium Especial, Super Premium (Prime) e Snacks, de alimentos secos e úmidos. Cerca de 22 mil toneladas foram distribuídas, em 2021, em mais de 38 mil pontos de vendas físicos, em sete estados brasileiros e o DF. Também exportadas para seis países, entre eles, Chile, Bolívia e Uruguai.

Para saber mais sobre a Special Dog Company acesse www.specialdog.com.br.

Este conteúdo é de autoria de Special Dog e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.