Topo

Carros voadores e corridas com pilotos online: como a F-E vê o futuro

Para Di Grassi, o design da Fórmula E ainda é retrógrado Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

25/01/2019 04h00

Há quem diga que a Fórmula E é a categoria do futuro. Mas quem é lá de dentro está mesmo é de olho no próximo passo. Carros voadores, motores nas rodas, pilotos de computador são algumas das possibilidades enxergadas por Lucas Di Grassi, pioneiro na categoria e que está à frente de um projeto de corridas não só elétricas, como também autônomas, e Alejandro Agag, CEO da Fórmula E.

"Os carros elétricos serão os mais rápidos do mundo. É como a tecnologia está caminhando. E acho que talvez teremos carros voadores", acredita Agag. Não que isso esteja completamente fora do alcance, já é um projeto em andamento. "Estou em contato com algumas companhias que estão desenvolvendo esse tipo de tecnologia e é incrível o que eles estão fazendo. Então acho que teremos corridas com carros voadores, voando baixo."

Veja também

Não apenas voando baixo, mas com um desenho completamente diferente, como aponta Di Grassi. "Estamos vivendo a primeira transformação energética importante em 100 anos e isso muda completamente a estrutura. O que vemos nos carros da F-E ainda é muito retrógrado. Basicamente, pegaram um carro normal, tiraram o tanque de combustível e colocaram a bateria; tiraram o motor a combustão e colocaram o elétrico. Mas não vai ser assim para sempre porque a filosofia de construção do carro pode ser completamente diferente. O motor pode ir parar nas rodas, por exemplo, e a bateria pode ser colocada onde você quiser - no futuro, a própria estrutura do carro pode ser a bateria. Hoje ainda estamos bem no início."

Outra visão de futuro é a mudança da propriedade de carros para os carros compartilhados e autônomos, tecnologia que, para Lucas, também mudará a disputa das corridas, pois as empresas usarão as competições para melhorarem seus computadores.
Assim, para o brasileiro, em cerca de 10 anos, o grid não será composto apenas de pilotos humanos. Até porque dirigir até mesmo nas ruas não será mais algo comum, já que os carros autônomos deverão dominar as cidades. E também as pistas. "Podem ser corridas completamente extremas nas quais o piloto controla o carro à distância. Isso não é automação, é conectividade, mas faz parte da realidade. E a outra coisa é combinar os dois: usar o que o homem tem de melhor e o que a máquina tem de melhor para melhorar a performance. Ou até uma categoria em que metade o piloto é humano, metade é um computador e a melhor dupla ganha o evento. Não precisa tirar o humano do cenário. Dá para complementar."

Di Grassi se refere a um projeto dele mesmo, o Robot Race, categoria ainda em desenvolvimento, com carros autônomos e elétricos. "De 2010 a 2020, estamos vivendo a eletrificação dos sistemas, e depois será a automação dos carros. A Robot Race faz parte dessa visão de futuro, ainda está à frente do tempo. Estamos em 2019 e a Robot Race seria o que a F-E é em 2029."  

No entanto, quando os carros autônomos tomarem conta das cidades e as pessoas sequer dirigirem, não serão também raros dos fãs de automobilismo? Agag aposta que, enquanto houver tecnologia a ser desenvolvida, o esporte estará a salvo. "Acho que as corridas vão continuar, por dois motivos: primeiro, pelo show. Se o show for bom, as pessoas vão assisti-lo, já que as pessoas não jogam futebol americano o tempo todo, mas assistem. Já o segundo motivo é o desenvolvimento de tecnologias. E sempre haverá margens a serem ganhas em termos de tecnologia. Então por isso acredito que o automobilismo continuará existindo."
 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carros voadores e corridas com pilotos online: como a F-E vê o futuro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte