Organizadores da Olimpíada de Paris 2024 acompanham onda de calor na Europa

Por Forrest Crellin

PARIS (Reuters) - Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão prestando muita atenção aos modelos climáticos de longo prazo, disse o chefe da Paris 2024, Tony Estanguet, nesta terça-feira (18), enquanto parte da Europa cozinha novamente em temperaturas quase recordes.

A onda de calor que envolve o hemisfério norte deve se intensificar nesta semana, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM), e as temperaturas no Mediterrâneo, América do Norte, Ásia e Norte da África devem bater acima de 40 graus Celsius por vários dias.

"Estamos muito, muito vigilantes quanto às previsões de temperatura", disse Estanguet, tricampeão olímpico e presidente do Comitê Organizador Paris 2024, sem dar mais detalhes.

A OMM disse que novos recordes podem ser batidos. A máxima europeia anterior foi de 48,8 graus Celsius, alcançada na Sicília em agosto de 2021. A França atingiu a máxima histórica de 46 graus Celsius em 2019, e registrou seu mês de julho mais quente no verão passado, quando incêndios florestais ocorreram enquanto uma seca assolava o país.

A França escapou do pior das temperaturas escaldantes até agora neste verão. Os Jogos de 2024 serão realizados principalmente em Paris e arredores, embora alguns eventos ocorram mais longe da capital, incluindo o futebol em alguns locais do sul e as competições de vela nas águas do Mediterrâneo no litoral de Marselha.

Um plano de contingência está em vigor para ajustar os cronogramas, mas não há planos para mudar nenhum local, disse um porta-voz da Paris 2024 à Reuters.

"Não consigo imaginar um cenário em que a vela não aconteça em Marselha", disse o porta-voz.

"Uma prova teste de vela ocorreu durante o calor na semana passada sem problemas", acrescentou.

Continua após a publicidade

A exposição prolongada ao calor pode levar à exaustão ou insolação, que pode ser fatal.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que as consequências das mudanças climáticas impactaram a organização do esporte em todo o mundo.

"Um foco especial é o esporte de inverno... porque já é mais óbvio, mas também se aplica ao esporte de verão", disse Bach a repórteres durante um briefing.

O COI está compartilhando as lições aprendidas com o comitê organizador de Paris 2024, acrescentou Bach.

"Em Tóquio é muito, muito úmido. As medidas de mitigação do calor funcionaram bem", disse ele.

(Reportagem de Forrest Crellin)

Deixe seu comentário

Só para assinantes